O procedimento é considerado pioneiro por muitos profissionais no Rio Grande do Norte. Uma cirurgia rara e com um excelente resultado.
A médica-veterinária Dra. Janalia Azevedo realizou uma microcirurgia para retirada de cálculos nos ureteres de um felino, no último dia 13 de maio.
O procedimento é considerado pioneiro por muitos profissionais no Rio Grande do Norte. Para se ter uma ideia, o fio utilizado na sutura da cirurgia é mais fino que um cabelo.
A profissional contou que é necessário usar um microscópio cirúrgico e outros equipamentos específicos para enxergar e trabalhar com estruturas tão pequenas. Normalmente, diante da dificuldade, é realizada a retirada do rim. Porém a microcirurgia permite a desobstrução sem a necessidade da retirada do órgão.
“A cirurgia consiste na retirada de cálculo presente em ureter, que é o caminho que a urina faz dos rins para a bexiga. Eles (cálculos) estavam causando obstrução do fluxo urinário. Era uma gatinha, e o ureter deles é extremamente fino, precisamos usar microscópio cirúrgico para conseguir fechar a abertura que se faz no ureter”, explica a profissional. Ainda de acordo com a médica-veterinária, o procedimento também causa menos problema no pós-operatório, como estenose, que poderia levar a uma nova obstrução dos ureteres. “Com a cirurgia, a ideia é evitar que o paciente venha a perder o rim. No caso dela, o mais preocupante era que o problema ocorria nos dois ureteres.
Ela segue no pós-operatório, e, por enquanto, segue tudo bem”, disse.
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN), Dr. Raimundo Alves Barrêto, parabenizou a profissional e destacou a importância da inovação para que a classe garanta, cada vez mais, um melhor atendimento à sociedade. “O principal papel do Conselho é fiscalizar o exercício das profissões para garantir à sociedade serviços médico-veterinários e de zootecnia dentro da legalidade e da ética profissional. Mas também queremos incentivar a inovação, o desenvolvimento e a valorização cada vez maior das classes. Por isso, ficamos felizes com com notícias como essa”, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário