quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ESTÁGIO UNIVERSITÁRIO, MERCADORIA EM FALTA NO INTERIOR DO ESTADO.



Há poucos minutos fui indagado por uma prima minha onde conseguiria estágio de Administração na cidade onde mora, que fica no interior do Estado, mas não tão longe, ali em Goianinha.

Perguntei se ela não podia procurar a Prefeitura, alguma Empresa, alguma Loja para estagiar na parte administrativa.

Dai nasceu a idéia de falar deste assunto, Estágio Curricular ou Estágio Extra-Curricular para os Cursos Universitários.

Para fazer os cursos universitários as prefeituras do interior sempre disponibilizam ônibus para levar e trazer os alunos da capital, local onde se concentra a maioria das faculdades.

Agora no período de estágio, que as vezes são obrigatórios para o currículo da faculdade, os alunos que residem no interior tem sempre um grande problema em encontrar um estágio.

Bem que neste momento as Prefeituras poderiam abrir suas portas para os estagiários, mesmo que não remunerados, eles ajudam em muito a Administração Pública.

Posso citar os estagiários de Direito, que sempre buscam n Fórum Municipal local o primeiro local para estagiar, e muitos são abrigados nos departamentos dos Forúns, ficando principalmente nos Juizados Especiais.

A minha formação acadêmica é o Direito, e foi no Fórum Municipal de São José de Mipibu que consegui meu primeiro estágio, dentro do Juizado Especial Cível.

Lá comecei juntando Correspondências, dando carimbadas nas folhas dos processos, fazendo atendimento, em suma, vendo como a máquina judiciária funciona. Foi um período de estágio muito instrutivo, pois ali vi a parte teórica (acadêmica) utilizada na prática.

Entretanto, nem todos os cursos tem essa facilidade de encontrar locais na própria cidade do interior, porém, com a dinâmica das Prefeituras Municipais, entendo que muitos Universitários poderiam ser "abrigados" nos diversos setores para praticar seus estágios.

As Prefeituras tem Assistência Jurídica, tem Casa das Famílias, tem Escolas, tem Secretaria de Obras, de Ação Social, de Saúde, de Administração, dentre outras.

Em cada setor deste poderia ser criada uma vaga de estágio, mesmo que sem remuneração, o que poderia ajudar aos Universitários, como a minha Prima que busca um estágio em Administração.

4 comentários:

  1. Minha faculdade me pede um estágio obrigatório e ja falei com a prefeitura de Goianinha, mas não mostrou interesse nenhum!! Isso absurdo! Onde esta a educação?

    ResponderExcluir
  2. Gostei dessa ideia de que as prefeituras deveriam criar estágios em seus setores mesmo que não sejam remunerado,mas mesmo assim seria uma forma se aprendizado para o futuro profissional...

    ResponderExcluir
  3. O processo de estágio na maioria das vezes é interpretado como forma de "atraso" entre orgãos, pois não se dão ao trabalho, nem disponibilizam de tempo p/ ensinar o que sabem para os principiantes até por medo de sua qualificação não ser tão boa e este "aprendiz" tome o seu lugar. O que acontece no interior é isso mesmo, por não serem qualificados, na maioria das vezes estão lá por favores politicos e realmente não são capacitados a prestar nenhum favor p/aquele que se esforça 4 ou até 5 anos numa faculdade. Eu mesmo fui vitima de esforço de um estagio NÃO REMUNERADO no forum de Goianinha e não foi me dado esta oportunidade,porque disseram que eu teria interresse em processo dentro do estabelecimento que iria influenciar o andamento,eu argumentei que eu não precisava está lá pra isso acontecer,porque até onde eu sei, tem pessoas lá dentro que burlam o sistema para favorecer ao orgão municipal, enfim...Dito isso, gostaria que esses orgãos reavaliassem este tipo de serviço (ESTAGIO) que nem só de favores politicos vive uma prefeitura, e que estudando são BEM MAIS CAPACITADOS que a maioria de seus servidores, vale MUITO A PENA dar uma chance aos principiantes. #ficaadica

    ResponderExcluir
  4. pois é ,os órgãos públicos deveriam se interessar em dar oportunidades a estudantes universitários é uma oportunidade onde todos saem ganhando , mais infelizmente os gestores públicos ainda não tomaram consciência disto.

    ResponderExcluir