terça-feira, 5 de setembro de 2023

CAMPANHA DAS CORES DO MÊS DE SETEMBRO: AMARELO, VERDE E VERMELHO


As cores das campanhas do mês de setembro são: amarelo (prevenção ao suicídio) e verde (doação de órgãos).

Setembro Amarelo - Prevenção ao suicídio

Setembro amarelo é uma campanha iniciada no Brasil em 2015, cujo mês foi escolhido porque dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

De acordo com dados da OMS, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo e essa é a segunda causa que mais mata jovens no país.

Setembro Verde: inclusão social da pessoa com deficiência

O dia nacional de Luta da Pessoa com deficiência, 21 de setembro, foi instituído por movimentos sociais em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social, originando a campanha setembro verde. A cor não é por acaso, o verde significa esperança de dias melhores para o país e para as pessoas com deficiência. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando, por tanto, o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

O “Setembro Verde”, campanha que teve início em 2015, foi instituída pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP, e tem como objetivo tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência.

Contudo, a cor não é por acaso, mas por um significado especial: o verde da esperança de dias melhores para o país e para as pessoas com deficiência.

O mês foi escolhido em razão do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. O intuito é envolver a população em atividades voltadas para a inclusão social e dar visibilidade a causa da pessoa com deficiência.

A pessoa com deficiência sempre esteve longe dos espaços de fala e decisão. Seja por preconceito, discriminação, estigma, a verdade é que a pessoa com deficiência é tratada por muitos como alguém inferior. É inegável o avanço que tivemos com a aprovação da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. No Brasil a Convenção tem o status de Emenda Constitucional. Em 2015, o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 13.146, que institui a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Mas, ainda que tenhamos avançado, tal avanço não tem se refletido como deveria em relação à inclusão social da pessoa com deficiência. A maioria ainda enfrenta imensa dificuldade no acesso a direitos básicos, como saúde, educação, habitação e trabalho.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência. E apesar da importância e da obrigatoriedade legal, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal ainda é pequena, cerca de 1% dessa população.

Setembro Verde - Doação de órgãos

27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e as ações nesse mês visam esclarecer dúvidas e incentivar as pessoas a se tornarem doadoras.

Pela Lei nº 10.211 de 2001 a retirada dos órgãos e tecidos de um potencial doador só pode ser realizada com a autorização dos membros da família.

Setembro Vermelho - Doenças do Coração

A campanha “Setembro Vermelho” pede a conscientização e prevenção das doenças cardiovasculares.

No Brasil e no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, as morbidades do coração e circulação estão entre as principais causas de morte.

Também no dia 29 deste mês, é celebrado o “Dia Mundial do Coração” e por isso, Setembro todo é dedicado a uma atenção especial aos hábitos que podem colaborar para o desenvolvimento de uma enfermidade cardiovascular.


Também, é importante que sejam realizados exames periódicos: o diagnóstico precoce aumenta exponencialmente as chances de cura e busca de tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário