segunda-feira, 24 de julho de 2023

JUIZ DE DIREITO É AFASTADO APÓS INVESTIGAÇÃO DO TRIBUNAL SOBRE DESVIOS FUNCIONAIS


O juiz Ather Aguiar, da Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Divinópolis, foi afastado preventivamente da função pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG). 

O pedido da Corregedor-Geral de Justiça do tribunal foi acatado na última quarta-feira (28). O fato ocorreu porque ele passou a ser investigado após denúncias sobre possíveis desvios funcionais que teriam sido cometidos pelo magistrado e um assessor, que também foi afastado pelo prazo de 60 dias.

A Ordem Brasileira dos Advogados (OAB) de Divinópolis, informou ao g1 nesta sexta-feira (30) que acompanha junto à corregedoria os depoimentos das pessoas que fizeram as denúncias. 

Em sessão virtual realizada na quarta-feira (28), o Órgão Especial do TJMG também abriu prazo para que Ather Aguiar faça a defesa prévia para a abertura de processo administrativo disciplinar. 

Sânzio Baioneta Nogueira, advogado de defesa do juíz disse que "todos os esclarecimentos serão devidamente apresentados no próprio feito", devido ao procedimento tramitar sob sigilo. O g1 tenta contato com a defesa do assessor. 

Denúncias foram feitas há uma semana

No dia 22 de junho, a Corregedoria-Geral do TJMG foi informada oficialmente pela Direção do Foro da Comarca de Divinópolis sobre as denúncias. No dia seguinte, juízes e juízas auxiliares da corregedoria colheram depoimentos das denunciantes e de testemunhas, que confirmaram as suspeitas.

"Em face da gravidade dos fatos constantes dos depoimentos colhidos, imputados em desfavor de Juiz de Direito da comarca de Divinópolis e de seu assessor, foi encaminhada ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais a proposição de afastamento cautelar do magistrado investigado", disse nota enviada pelo TJMG à reportagem.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário