terça-feira, 22 de setembro de 2015

BARRA DO CUNHAÚ RECEBE LUAU CULTURAL EM NOVEMBRO


Danças, literatura, poesia e as tradições de toda uma região é o que será observado no próximo dia 28 de novembro, quando a charmosa praia de Barra do Cunhaú, localizada no município de Canguaretama, recebe o I Luau Cultural da AIBA. Destinado a integrar as diversas manifestações culturais do Litoral Sul, o evento teve a programação divulgada nesta semana.

De acordo com os organizadores, o evento que será promovido na sede da Associação Ítalo-brasileira da Barra do Cunhaú (AIBA), aglutinará todas as formas de cultura e se destina a ser o ponta pé inicial de um verdadeiro resgate das tradições e um novo canal para o turismo na região. “O luau demonstrará para todos que respeitar as antigas tradições e valorizar o trabalho dos novos poetas, escritores, músicos e repentistas é algo que também pode gerar renda para a cidade. A praia de Barra do Cunhaú é o local ideal para se promover esse encontro. Afinal, aqui temos a beleza da praia, a estrutura das pousadas e hotéis e uma população hospitaleira. Foi por isso que resolvemos promover essa primeira edição na praia”, ressaltou Cláudio Rossano, presidente da AIBA.

O evento terá parte da sua programação gratuita e parte paga. “As apresentações do Pastoril de grupo da Barra do Cunhaú, coco de roda da cidade de Canguaretama, grupos de Chegança também da Barra, além de fandangos e capoeira, estão agendadas para iniciar às 14h. Essas apresentações são gratuitas e seguem até as 18h. Depois disso, a nossa programação será paga (cinco reais a senha individual e 30 reais a mesa). Dentro desse segmento, teremos a apresentação do pessoal do Coco de Zambê, de Simbaúma, iniciando às 19h, e prosseguindo com grupos de hip-hop, Kerikles e forró arretado, de Natal, entre outros grupos e apresentações”, resumiu Cláudio Rossano.

Valorização

No intervalo entre uma apresentação e outra será organizado um espaço onde será promovido rodas de poesia, lançamentos de livros e cordéis. “Será mais uma oportunidade para os artistas da região entrarem em contato com o grande público. Os poetas e cordelistas mostrarão todo o seu talento e irão conversar sobre o seu ofício com os presentes”, explicou o presidente da AIBA.

Ainda de acordo com a coordenação do evento, um dos objetivos principais, fora o resgate das tradições, é a valorização da população local e o combate à violência. “A AIBA é uma entidade de voluntários que deseja observar um futuro mais digno e respeitável com os moradores da praia e com a zona rural próxima. Com a valorização ao trabalho dessas pessoas, o que fazemos é não deixar morrer a sua história, a sua vida em comunidade. E também com esse incentivo à cultura local, tiramos esses grupos do caminho das drogas e da violência, tão comum nos dias atuais, onde o poder público deixou de lado o apoio às pequenas comunidades e às tradições passadas”, finalizou Cláudio Rossano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário