sábado, 31 de maio de 2014

MUNICIPIO DE TIBAU DO SUL(RN) GANHA UMA UNIDADE DO SAMU - SERVIÇO DE ATENDIMENTO MOVEL DE URGÊNCIA


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um serviço de atendimento médico brasileiro, utilizado em casos de emergência. Foi idealizado na França, em 1986 como Service d'Aide Médicale d'Urgence — que faz uso da mesma sigla "SAMU" — e é considerado por especialistas como o melhor do mundo.


E agora, através do trabalho do Prefeito Valdenicio da Costa, da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, foi implantada na manhã de hoje uma unidade do SAMU em nossa cidade de Tibau do Sul - RN.


Estavam presentes na inauguração da sede do SAMU de Tibau do Sul: Prefeito Valdenicio Costa, Secretaria Municipal de Saúde Célia Carneiro, Secretaria Municipal de Assistência Social Leide Costa, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Norma Fagundes, além de,  Vereadores, Secretários Municipais e a população contente com a chegada deste serviço essencial.

A sede da SAMU está instalada vizinho ao CRAS e a Secretaria Municipal de Educação de Tibau do Sul - RN.

O QUE É A SAMU ?

O serviço é oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população.

As ligações são atendidas por telefonistas que anotam dados do local da demanda, emergência médica ou acidente.Toda ligação é gravada. 

O caso então é passado ao médico que faz a regulação médica e este presta orientações relativas aos primeiros socorros e decide o tipo de ambulância a ser enviada (USA, USB ou VT).

Nas cidades brasileiras onde o serviço é disponibilizado, o telefone para solicitá-lo é o 192 (ligação gratuita).

Imagens: Perfil Facebook Luis Pinheiro e Matheus Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário