No final de 2011, a CAIXA ECONÔMICA lançou a primeira agência bancária flutuante do País. A embarcação vai atender a clientes que vivem em localidades situadas em uma área de 124 quilômetros quadrados às margens do Rio Solimões, entre a capital do Amazonas e a cidade de Coari. A agência da Caixa Econômica Federal passará, no trajeto, pelos municípios de Iranduba, Manaquiri, Manacapuru, Anamã, Beruri, Anori e Codajás, que somam 253 mil ribeirinhos.
O objetivo da agência itinerante da Caixa, que tem mais de 1.200 metros quadrados, é fornecer atendimento a populações com dificuldades de acesso a serviços básicos e, assim, promover desenvolvimento socioeconômico e inclusão bancária. A agência vai oferecer todos os serviços bancários e viabilizar suporte para ações nas áreas de saúde, educação e proteção ambiental.
O barco-agência será batizado com o nome do seringueiro e ativista ambiental Chico Mendes, mundialmente conhecido por sua luta de preservação da Amazônia. A agência tem capacidade para 65 funcionários e toda a infraestrutura de iluminação, ar condicionado, comunicações, manutenção e segurança, contando inclusive com monitoramento de imagens e sistema de localização e rastreamento.
A Caixa vai utilizar os dados da experiência-piloto, com vistas a expandir o atendimentoflutuante também a outras áreas da Amazônia. Para atingir o objetivo, foram realizados estudos que diagnosticaram 15 calhas de rios, nos diferentes estados da Bacia Amazônica, que futuramente também poderão ser atendidas pelo barco itinerante da instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário