Em 7 de agosto de 1832, foi criado o município denominado Vila de Goianinha, localizado a 60km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, que hoje comemora 189 anos.
Habitada, inicialmente, pelos índios Janduís, por volta do século XVII, a povoação passou a ser explorada por vendedores ambulantes vindos de Goiana Grande, em Pernambuco, por esse motivo ficou conhecida como Goianinha. Além disso, Goiana, de origem Tupi, significa “abundância de caranguejos”, que é um crustáceo bastante comum na localidade.
Após 96 anos, em 1928, a vila foi elevada à categoria de cidade por meio de lei estadual. Atualmente, o município faz parte da região metropolitana de Natal e conta com uma área de aproximadamente 192 km2 e uma população de 26 mil habitantes.
Para atuar na pacificação dos conflitos trabalhistas dos moradores de Goianinha e região, a Justiça do Trabalho instalou uma Junta de Conciliação e Julgamento na cidade, em 24 de outubro de 1986. Nessa data, a jurisdição do Rio Grande do Norte ainda pertencia ao Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-PB). A situação mudou a partir da Constituição Federal de 1988 quando ficou estabelecida a obrigação da existência de um Tribunal Regional do Trabalho em cada estado, tendo sido instalado o TRT-RN em junho de 1992.
De 1986 até 2021, a Vara do Trabalho de Goianinha pacificou conflitos e foi a unidade judiciária escolhida pela 21ª Região para ser a primeira a utilizar o Processo Judicial Eletrônico (PJe). Atualmente, a Vara é dirigida pelo juiz titular Antônio Soares Carneiro e conta com 12 servidores e três estagiários em sua equipe.
Segundo dados do Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão), de janeiro de 2020 a julho de 2021, a Vara do Trabalho de Goianinha pagou pouco mais de R$ 3,6 milhões aos reclamantes e baixou 2.243 processos. No período, a unidade judiciária arrecadou R$ 394.436,82 que foram destinados à Previdência Social, Receita Federal, além de custas processuais e emolumentos.
Endereço e contato da Vara do Trabalho de Goianinha
Situada na Rua João Tibúrcio, nº 99, no centro da cidade, a Vara do Trabalho de Goianinha tem jurisdição sobre 26 municípios da região. Sendo o próprio município e os de Arês, Baía Formosa, Boa Saúde, Brejinho, Canguaretama, Espírito Santo, Jundiá, Lagoa D'Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Monte Alegre, Montanha, Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Passa e Fica, Passagem, Pedro Velho, Santo Antônio, São José de Campestre, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento, Serrinha, Tibau do Sul, Várzea, e Vila Flor.
E-mail: vtgoianinha@trt21.jus.br
Telefone: (84) 3243-2374
Balcão Virtual
https://meet.google.com/hkv-jsdk-hmn
WhatsApp: (84) 3243-2374
Fonte: Comunicação Social do TRT-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário