Diabético pode ou não comer banana? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm. A banana é uma das frutas com o maior índice glicêmico, porém, não quer dizer que o diabético não possa comê-la de forma alguma. Lógico que não vai comer uma penca de bananas por dia! Rsss…
O seu consumo deve obrigatoriamente ser avaliado individualmente, daí a importância de conversar com sua nutricionista. Mas, existe uma tática que utilizo em pacientes e que vai ajudar a ter um maior controle da glicemia sem radicalismo.
Obtenha um caderninho alimentar, onde vai anotar o consumo diário, como também o resultado da sua glicemia sempre que aferir.
Para diminuir o índice glicêmico de alguns alimentos, adicione fibras, proteínas e gorduras boas. Importante verificar sua glicose antes e depois de comer um alimento diferente na rotina, dessa forma, ficará sabendo o quanto o alimento influencia em sua glicemia, de uma forma individualizada.
Nutri, mas e na prática, como farei?
• Você vai dar preferência a bananas que não estejam tão maduras.
Uma dica para saber é: se o cabinho estiver um pouquinho verde, é ótima para consumir.
• Usar a canela na banana, pois ela tem ação hipoglicemiante.
• Usar chia e linhaça juntamente com a banana.
• Polvilhar psyllium na banana amassada. Ou usar em bolos e panquecas por exemplo.
O psyllium é muito rico em fibras solúveis (aliadas na “limpeza” do LDL) e colabora na diminuição do índice glicêmico.
Então, se gosta e quer adicionar a banana em seu consumo alimentar, siga estas diquinhas de forma correta, porém, é de extrema importância SEMPRE verificar a glicose antes e depois (se possível 1h e 2h após). E sempre ficar atento (a) nos sinais do teu corpo.
Cuide dele direitinho e com carinho, ele é a sua morada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário