A MATEMÁTICA DA ELEIÇÃO PROPORCIONAL NO OLHAR DOS OBSERVADORES DA POLÍTICA MIPIBUENSE
Foto; Divulgação
As convenções municipais em São José de Mipibu homologaram mais de 130 nomes para a Câmara Municipal.
De acordo com analistas de plantão, a disputa entre os concorrentes ao Legislativo mipibuense vai ser a mais acirrada das últimas décadas.
Ainda na opinião dos observadores do cenário político mipibuense, o município administrado pelo prefeito Arlindo Dantas possui 30.800 eleitores, devendo apurar pouco mais de 24.000 votos, que remetem a um coeficiente eleitoral de 1.900 votos, que excluem na distribuição de vagas partidos com menos que 1.900 votos, devendo sobrar apenas 1 vaga para maior sobra, que depois disso a distribuição será por maiores sobras que deve preencher apenas 1 vaga para maior sobra, girando em torno de 1600 votos, ou seja, partido que não atingir 1.600 votos em Mipibu deve esquecer de eleger vereador.
Conforme as projeções, o MDB de Arlindo e Zé Figueiredo, maior partido com vereadores de mandato, somado aos votos de legenda de prefeito, certamente preencherá diretamente 6 das 13 vagas existentes na Casa legislativa;
– O Solidariedade deverá eleger diretamente 04 vereadores;
– O PP de Kéricles Alves e o PL de Norma Ferreiraelegem também 1 vereador diretamente, que devem ser respectivamente Kericles Júnior e Daniel Ferreira.
Nas análises mais aprofundadas os partidos como PT, Podemos e Cidadania dificilmente terão assento no poder Legislativo em 2021, pois fica muito difícil algum partido menor atingir 1.600 votos, no mínimo, para ter direito a eleger alguém, pois a situação se agrava mais ainda pelo número muito grande de candidatos, o que certamente diminuirá a votação. Esse cenário com elevado número de candidaturas deixa a impressão de que cada família mipibuense tem candidatos nesse pleito.
Outro fato importante nessa campanha é que o eleitor mipibuense parece estar mais atento ao que poderá acontecer de melhor em São José de Mipibu nos próximos 04 anos, expectativa que leva o eleitor a exigir mais do potencial de cada candidato, sejam eles postulantes à Câmara Municipal ou ao Executivo.
Atualmente três vereadores não vão disputar reeleição : Joelmo Teles(pré-candidato a vice-prefeito), Márcio Freire(pré-candidato a vice-prefeito) e Anaciara, que desistiu de concorrer a um novo mandato .
Fonte: Blog Daltro Emerenciano
Nenhum comentário:
Postar um comentário