domingo, 1 de dezembro de 2019

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TIBAU DO SUL AGUARDA O ENVIO DA VACINA PENTAVALENTE POR PARTE DO GOVERNO FEDERAL

A Prefeitura de Tibau do Sul informa que a vacina pentavalente, fornecida pelo Governo Federal, está em falta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o País. As Secretarias de Saúde Municipais tem cobrado o Ministério da Saúde insistentemente e aguarda um posicionamento do órgão, para reabastecer os estoques e normalizar a aplicação das vacinas.

Em nota técnica, o Ministério da Saúde afirmou que o abastecimento está parcialmente interrompido desde julho, quando lotes da pentavalente recebidos do laboratório indiano Biologicals E. Limeted foram reprovados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O Ministério pediu reposição do fornecimento à Organização Pan-Americana da Saúde e explica ainda que, por se tratar de um imonubiológico, diferentemente dos medicamentos sintéticos, mas ainda não há disponibilidade imediata da vacina pentavalente no mundo.

O governo portanto explica que o recebimento pelo Brasil depende do processo de fabricação e testagem. Informa que quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde fará uma busca ativa pelas crianças para vacina-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário