quinta-feira, 17 de setembro de 2015

SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN: PROJETO CÂMARA CULTURAL TERÁ EDIÇÃO 2015

Nova edição do "Câmara Cultural" é apresentada

O novo projeto da edição do Câmara Cultural da Câmara Municipal de São José de Mipibu foi apresentando na noite de ontem (15) durante a sessão ordinária. O coordenador da ação, Tássio Cruz, fez a demonstração e explanou sobre os detalhes da nova ação cultural que os vereadores estão oferecendo aos estudantes mipibuenses. O “Educâmara”, como foi nomeado beneficiará 25 estudantes das escolas publicas e privadas da cidade e será dividido em seis etapas (oficinas) que tratam de comunicação e comunidade.

A ideia, segundo Tássio Cruz, é formar jovens multiplicadores de conteúdo e informação, para que atuem de forma responsável utilizando-se das ferramentas da comunicação para desenvolver suas escolas e comunidades. “O objetivo é formar cidadãos conscientes e críticos com a proposta de fazer uma ponte entre a realidade que vivem e aquilo que relaciona com a comunicação”, explica Tássio. Para ingressar no projeto, os alunos foram selecionados pelos diretores das escolas, analisando a frequência escolar, a média de notas, além da participação em atividades extra escolares oferecidas pelas suas instituições de ensino. Eles devem estar cursando entre o 8° e 9° ano do Ensino Fundamental, ou do 1ª ao 3° ano do Ensino Médio.

Durante três meses, os alunos vivenciarão experiências em seis oficinas: redação jornalística, fotografia, elaboração de projeto, redação, comunidade, e como montar um blog. Os instrutores serão profissionais da área, sendo a maior parte dos próprio município, com experiência nos temas propostos, como o cerimonialista John Lennon, o radialista Renan Silva, a professora Vanúsia Leandro, o blogueiro Carlos Silva, o jornalista Cláudio Oliveira e o fotojornalista Ney Douglas Marques. Também contará com palestra do jornalista e editor do Jornal O Alerta, José Alves.

“Dentro das atividades teremos ainda aula de campo com visitação a estúdio de rádio, televisão e redação de jornal”, explica o coordenador. O projeto é realizado pela Câmara Municipal, mas contará com apoio cultural de empresários da cidade e da Secretaria Municipal de Educação. Para o presidente da Câmara, vereador Figueiredo Varela, esta é uma oportunidade de formar cidadãos críticos. “O investimento em cultura e educação não é em vão. Nosso desejo é que os estudantes possam repassar todo o conhecimento que adquirirem em ações e também para outros de suas escolas e dos seus bairros. Os vereadores apoiam iniciativas que prezam pela formação cidadã da nossa gente e por isso estamos mais uma vez promovendo isso com o Câmara Cultural”, disse.


Comunicação
Câmara Municipal de São José de Mipibu

Nenhum comentário:

Postar um comentário