segunda-feira, 11 de junho de 2012

PSOL REGULAMENTA POLÍTICA DE ALIANÇAS PARA ELEIÇÕES 2012

A Executiva Nacional do PSOL aprovou uma resolução que regulamenta a política de alianças do partido para as eleições 2012. 

A principal novidade é o veto total a coligações com sete partidos. PSDB, DEM, PSD, PMDB, PP, PR e PTB estarão fora do arco de alianças do PSOL, em qualquer hipótese. O texto ainda será encaminhado para discussão no Diretório Nacional do partido.

“Temos, pela primeira vez desde a criação do PSOL, chances reais de assegurar vitórias que levam o partido às primeiras experiências administrativas de esquerda após crise do PT e sua adesão ao bloco dominante. Além de aumentar o número de vereadores, o PSOL pode vencer eleições municipais, elegendo prefeitos em cidades importantes e mesmo em capitais, e também ter desempenhos expressivos disputando e consolidando amplas bases sociais”, afirma o texto da resolução.

Seguindo as diretrizes apontadas no 3º Congresso Nacional do PSOL, a executiva também deliberou pela preferência nas alianças com o PSTU e o PCB. As exceções deverão ser discutidas no Diretório Nacional, e podem incluir partidos como PV, PCdoB, PDT, PPS, PSB, PT, entre outros.

“Esse cenário só é possível hoje, pela referência de oposição de esquerda e programática criada em torno do PSOL, seja a partir de sua atuação combativa nos parlamentos, seja por sua atuação nas lutas sociais em defesa dos trabalhadores”, diz a resolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário