Autuação do Cidadão na Delegacia de Goianinha |
Neste final de semana o Singtur (Sindicato dos Guias de Turismo do RN) juntamente com a Policia Militar realizou fiscalização no municipio de Tibau do Sul, em especial na Praia de Pipa.
A função do Singtur é verificar se os passeios e transporte de turistas está sendo realizado por Guias de Turismo Regionais do RN, devidamente cadastrados no Cadastur.
E encontrou um cidadão dizendo ser Guia de Turismo, levando turistas para passear na Praia de Pipa.
A Policia Militar efetuou a detenção e levou-o a Delegacia de Policia Civil em Goianinha para autuação e abertura de procedimento do tipo TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência).
Membros do Singtur e Policia Militar na Delegacia de Policia Civil de Goianinha |
O cidadão supostamente praticou os seguintes crimes:
Consta no artigo 47 da Lei de Contravenções Penais (decreto-lei 3.688 de 1941) a tipificação sobre o exercício ilegal da profissão:
Art. 47 – Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício:
Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa.
E o estabelecimento que assim fizer também tem penalidade.
O artigo 41 da lei 11.771 de 2008 revela a infração cujas empresas prestadoras de serviços turísticos podem se incidirem:
Art. 41. Prestar serviços de turismo sem o devido cadastro no Ministério do Turismo ou não atualizar cadastro com prazo de validade vencido:
Pena – multa e interdição do local e atividade, instalação, estabelecimento empresarial, empreendimento ou equipamento.
Seja um Guia Legal e uma Empresa Legal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário