quarta-feira, 27 de junho de 2018

ASSISTÊNCIA JURIDICA DE TIBAU DO SUL GARANTE CERTIDÃO DE NASCIMENTO PARA PESCADOR DE 61 ANOS

 

Na manhã de ontem no Fórum da Comarca de Goianinha foi realizada audiência de instrução e julgamento sobre um pedido de Registro de Nascimento Fora do Prazo de um cidadão de Tibau do Sul, morador do Distrito de Pernambuquinho.

O cidadão  com idade atual de 61 anos, não era registrado e por isso não podia exercer qualquer Direito, pois para o Estado Brasileiro somente é considerado cidadão aquele que é devidamente registrado no Cartório.

O cidadão, auxiliado por uma amiga, buscou a Assistência Jurídica da Prefeitura Municipal de Tibau do Sul e após ajuizamento de Ação de Registro de Nascimento Fora de Prazo foi seu direito ao registro de nascimento garantido.

Ao final ele falou: "Agora sou um cidadão brasileiro e poderei me aposentar, após anos e anos de trabalho de pescador. Primeira coisa que farei será meu cadastro junto ao sindicato, pois lá me exigiam a Certidão de Nascimento."

O advogado, DANIEL FAGUNDES, que acompanhou o caso relatou: "Em nosso município é comum as pessoas maiores de 50 anos não serem registradas, pois o Direito ao Registro era muito difícil antigamente. Hoje explicamos como se faz da maneira extra-judicial junto ao Cartório Único de Tibau do Sul, e se não conseguir devido a inexistência de documentos, entramos com as ações judiciais."

É Direito de Todos a Certidão de Registro de Nascimento, e em Tibau do Sul pode-se procurar a Assistência Jurídica Municipal para auxiliar na garantia deste Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário