segunda-feira, 23 de março de 2015

TURISMO: FORTE DOS REIS MAGOS PODE FICAR FECHADO POR UM ANO

Forte pode ficar fechado por um ano

O Forte dos Reis Magos poderá ficar fechado por um ano quando as obras de restauração forem iniciadas. Nada é definitivo ainda, pois o Iphan-RN aguarda liberação de recurso do PAC Cidades Históricas para iniciar o serviço. Anualmente o Forte recebe cerca de 250 mil visitantes, o monumento mais visitado do RN, e é a única atração cultural que faz parte do roteiro oferecido pelas operadores de Turismo em Natal. O órgão que cuida do Patrimônio Histórico Nacional retomou a administração do Forte em outubro de 2013, após longo período sob a guarda do Governo do RN e da Fundação José Augusto, e passados 18 meses volta a ser ventilada a partilha da gestão devido equipe reduzida lotada na superintendência regional do Instituto. 

Magnus NascimentoMonumento mais visitado por turistas e natalenses, o Forte dos Reis Magos ficará fechado 
durante as obras de reforma, assim que forem liberados os recursos do PAC Cidades Históricas

“Sim, temos dificuldade, pois nosso corpo é reduzido. Estamos buscando melhorar esse quadro e a parceria com outras instituições é sempre bem vinda”, admitiu Andréa Costa, que assumiu a superintendência do Iphan-RN no final de 2014. Ela também informou que a “expectativa é a obra iniciar no meio do ano, mas dependemos da liberação dos recursos do PAC Cidades Históricas, até agora não sinalizados”. Como a conversa ainda é preliminar, o diretor da FJA, Rodrigo Bico, confirmou que houve uma conversa no início do ano e que o assunto “gestão do Forte estava entre os assuntos tratados”. 

O orçamento do projeto de restauração do Forte bate na casa dos R$ 8 milhões, e contempla, além da recuperação da estrutura física, a instalação de um café e loja de souvenires, salas da administração e áreas para exposições temporárias e permanente. Nos planos do Iphan-RN, as exposições permanentes serão divididas por temas: arqueologia, história, alterações na estrutura, retratação do Forte por artistas ao longo do tempo, e relação do monumento com a cidade.

Andréa destaca que “não há como prever o prazo total da obra, pois durante um serviço restauro imprevistos sempre acontecem. A previsão inicial é um ano de trabalho. Nesse período o Forte ficará fechado, até pelo risco que apresenta aos visitantes, contudo estuda-se a possibilidade dele ficar fechado o menor tempo possível e, mesmo durante as obras, se fazer visitas didáticas com alunos de Arquitetura e Engenharia, e público interessado, desde que agendada previamente e em dias específicos”, avisa.

Sobre a gestão, Andréa Costa destacou que desde que o Iphan-RN assumiu o lugar a administração tem sido direcionada para suprir as necessidades mais imediatas. “Entendemos que o corpo de funcionários pode ser melhorado, e após o restauro buscaremos formas mais efetivas de fazer essa gestão, pois é necessário contar com museólogo, historiador, guias. Nesse sentido, conversamos com todos os órgãos que possam contribuir, caso da Fundação José Augusto”.

O projeto de restauração está sendo desenvolvido pela empresa Cunha Lanfermann, do Recife, e a fase atual dá conta do projeto executivo. “Antes da finalização dessa etapa, em maio próximo, será realizada audiência pública para apresentação do projeto à sociedade. Esse prazo pode ser aditado”, ressalta. Atualmente o Forte dos Reis Magos fecha nas tardes de quarta e manhãs de quinta para manutenção.

FONTE: WWW.TRIBUNADONORTE.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário