quinta-feira, 12 de março de 2015

SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO ESTADUAL TEM INICIO DE GREVE MARCADA PARA SEGUNDA-FEIRA

Servidores do TJRN vão parar atividades a partir de segunda-feira

Os servidores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) deliberaram o indicativo de greve durante uma assembleia na manhã desta quinta-feira (12). A medida foi tomada devido a aprovação de três anteprojetos de lei propostos pelo presidente do órgão, desembargador Claudio Santos, que visam conter os gastos do tribunal. Segundo os representantes do Sindicato dos Servidores do TJ-RN (Sisjern), as medidas tomadas (congelamento do reajuste da Gratificação de Técnico de Nível Superior [GTNS], substituição da gratificação de representação de gabinete por auxílio-alimentação para servidores cedidos de outros órgãos e transformação do Adicional por Tempo de Serviço [ATS] de anuênio em quinquênio) foram contra a categoria.

De acordo com Bernardo Fonseca, presidente do Sisjern, a greve foi aprovada por ampla maioria da categoria. "Tivemos cerca de 500 pessoas não assembleia. A maior parte votou a favor e houveram três abstenções, com nenhum voto contra. Todos os serviços do TJ-RN serão paralisados dentro de um prazo de 72 horas, conforme determina a lei", explicou ele.

Segundo o presidente do Sisjern, o objetivo do sindicato é chamar a atenção da sociedade, uma que a pauta de reivindicações se debate há anos. "Queremos que a sociedade veja o que custa realmente caro ao Judiciário do estado. O presidente do tribunal diz que os custospodem recair sobre o contribuinte do RN, contudo, são conquistas que lutamos para conseguir há mais de 20 anos", afirmou.

Nesta quarta-feira (11), o Pleno do TJ aprovou por unanimidade o anteprojeto que congela a GTNS. Já o anteprojeto que revoga o ATS, passou novamente de anuênio para quinquênio. Eles agora aguardam apreciação por parte da Assembleia Legislativa do RN.

Segundo o desembargador Claudio Santos, o congelamento da GTNS fará com que a gratificação deixe de contribuir para o para o crescimento vegetativo da folha salarial do Judiciário potiguar, que teria sido de 10% nos últimos anos.

FONTE: http://tribunadonorte.com.br/noticia/por-maioria-servidores-do-tjrn-deliberam-greve-nesta-quinta-feira/308266

Nenhum comentário:

Postar um comentário