sábado, 28 de março de 2015

JAC MOTOR FECHA AS PORTAS EM NATAL - RN

Ney Douglas / NJ
Loja da Jac Motors, em Ponta Negra, abriu ontem apenas para serviços burocráticos

A alta do dólar fez a sua primeira vítima em Natal. A concessionária de veículos chinesa Jac Motors, aberta em 2011, fechou ontem as portas. As atividades de pós-venda foram remanejadas para empresas terceirizadas e os funcionários dispensados sumariamente.

Na manhã de ontem, a reportagem do NOVO JORNAL foi até a concessionária chinesa, na Avenida Roberto Freire, e encontrou vendedores desolados e gerentes realizando tarefas administrativas. Os carros permaneciam expostos do lado de foram, mas serão recolhidos e redistribuídos para outras revendas da marca no Nordeste.

Ninguém quis falar com a reportagem. Os gerentes se mostravam irritados com a situação. “Só o que eu posso dizer é fechou, encerrou as operações, acabou-se”, disse um deles, que não quis se identificar.

Os vendedores também não quiseram falar sobre o ocorrido. “Eu trabalhei aqui até ontem”, falou um funcionário, vestido de bermuda e camisa regata.

De acordo com informações obtidas pela reportagem, o serviço de pós-venda será feito por oficinas terceirizadas em Natal. Os locais serão divulgados através da imprensa e de comunicados para os clientes. Outro canal de comunicação é o serviço de atendimento ao cliente nacional: (0800 522 8888). 

A Jac Motors iniciou as operações em Natal em 2012. A concessionária operava, de inicio, num imóvel na Avenida Prudente de Morais. No ano seguinte, a revenda passou atuar na Zona Sul da cidade.

Segundo o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Automotores (Sincodiv/RN), Moacir Potiguar Júnior, o fechamento da empresa é resultado, principalmente, da explosão do dólar em 2014. A moeda americana acumula alta de 18,3% desde janeiro. A moeda americana fecheoou cotada, ontem, a R$ 3,12. 

O aumento do dólar encarece a operação para que os veículos chineses desembarquem no Brasil. Com isso, a taxa de lucro das concessionárias é reduzida ao mínimo, o que inviabiliza todo o mercado de venda. 

“Atualmente, o comércio de carros importados é quase inviável. As empresas que vendem este tipo produto em todo o Brasil estão passando por grandes dificuldades”, avalia Potiguar Júnior. A tendência, na visão do presidente do sindicato, é de ocorra um “efeito cascata” no mercado de importados. 

Segundo dados da empresa Jac Motors, desde o início das operações no Brasil, em 2011, as vendas caíram 45%. Parte do declínio, além da variação cambial, também se deve à suspensão do benefício fiscal do Inovar-Auto, que reduzia Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na entrada dos veículos no Brasil. 

O Inovar-auto começou a vigorar em janeiro de 2013. O regime prevê o abatimento de 30% do IPI, dependendo das metas atingidas de elevação da eficiência energética dos veículos e investimento em tecnologia pelas montadoras.

Para manter o benefício, a montadora chinesa teria iniciar as obras da fábrica no Brasil. O local definido era a cidade baiana de Camaçari (BA), mas as obras não foram iniciadas. Por conta disso, o Governo Federal decidiu suspender o benefício. 

A empresa estrangeira aguarda a liberação de um empréstimo de R$ 120 milhões da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). O investimento total previsto é de R$ 900 milhões na obra. 

Histórico

A Jac Motors chegou ao Brasil através do empresário Sérgio Habib, em 2011, que na ocasião fez um investimento milionário em publicidade. O apresentador Fausto Silva, da Rede Globo, além de ser garoto-propaganda da montadora, veiculava um grande número de inserções comerciais da marca em seu programa dominical.

Além de estar forte na propaganda, a Jac Motors começou suas operações no Brasil com uma vasta rede de concessionárias, totalizando 51 delas em todo o país. 

As vendas de veículos só caíram desde a sua chegada. Se em 2011 foram vendidas 24 mil unidades, no ano passado a marca chinesa vendeu 8,5 mil carros, de acordo com a Fenabrave. 

Nesse meio tempo, a composição acionária também mudou. Rumores de mercado apontam que o grupo de Sérgio Habib ficou descapitalizado. Os sócios majoritários da operação brasileira passaram a ser os chineses.

FONTE: http://www.novojornal.jor.br/noticias/economia/jac-motors-fecha-as-portas-em-natal

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