segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CAMPINAS-SP TEVE PLEBISCITO EM 2014 PARA CRIAÇÃO DE 2 DISTRITOS

Eleitores de Campinas aprovam em plebiscito criação de novos distritos.
Regiões do Ouro Verde e Campo Grande terão novo status administrativo.
Áreas concentram 40% da população do município e terão subprefeitura.


As regiões do Ouro Verde e do Campo Grande passam à condição de distritos de Campinas (SP). A mudança administrativa foi definida pelos eleitores durante o plebiscito realizado na cidade neste domingo (6) junto com as eleições presidenciais. Com 100% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral apontou que, entre os votos válidos, 54,15% são favoráveis à criação do distrito do Ouro Verde, e 53,84% ao do Campo Grande.

Com a mudança, Campinas passa a ter seis distritos, Barão Geraldo, Joaquim Egídio, Sousas, Nova Aparecida, além do Campo Grande e Ouro Verde. A principal alteração é a criação de duas subprefeitura, o que, teoricamente, aproxima a população da administração municipal. 

Números do plebiscito

Dos 806.999 eleitores de Campinas, 164.267 (20,36) não votaram. Entre os votos sobre a criação do distrito de Ouro Verde há 59.643 em branco (9,28%) e 52.314 (8,14%) nulos. Para o Campo Grande foram 57.765 (8.99%) em branco e 45.611 (7,10%) nulos.

Na zona eleitoral 378, onde votaram os moradores do Ouro Verde, 62,29% aprovaram a criação do distrito na região e 37,71% não. Para o do Campo Grande, 60,47% dos eleitores da localidade optaram por criar o distrito, e 39,53% foram contrários.

Já na zona eleitoral do Campo Grande, a 379, 56,79% foram favoráveis ao distrito na região e 43,21% não. Para o do Ouro Verde, 56,19% dos eleitores da localidade escolheram o sim e 43,81% foram contrários.

Tranquilidade

A juíza da 33ª Zona Eleitoral de Campinas, Carla Gomes, considerou que as eleições transcorreram com tranquilidade na cidade, ao mencionar que somente uma pessoa foi detida por suspeita de crime eleitoral e houve a necessidade de substituir quatro urnas.

"A avaliação é bastante positiva. Temos um universo de quase 807 mil eleitores na cidade, uma votação bastante intensa por causa do plebiscito... O tempo [para término das apurações] ficou além da nossa expectativa. Esperávamos avançar no horário", explicou.

As regiões

De acordo com a Prefeitura, o Campo Grande, na região Noroeste da cidade, possui 190 mil habitantes em 90 bairros, entre eles, Satélite Iris e Itajaí. Já o Ouro Verde, na região Sudoeste, tem 240 mil moradores distribuídos em 140 bairros, incluindo DICs', Vida Nova e o Aeroporto de Viracopos. Essas duas regiões, juntas, somam 40% da população total de Campinas.

O plebiscito em Campinas foi o primeiro no Brasil a ser realizado conjuntamente com o processo eleitoral, baseado em resolução do TSE de 2012. A resolução 23.385 estabeleceu as diretrizes gerais para a realização de consultas populares concomitantemente com eleições ordinárias.

De acordo com a Justiça Eleitoral, a formalização do resultado do plebiscito não ocorrerá neste domingo, pois será feita posteriormente pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). Em seguida, a Câmara de Vereadores elabora um projeto para referendar a escolha da população nas urnas e a lei é encaminhada para a sanção do prefeito.

Cabide de emprego?

Um dos temores de quem votou contra a criação dos distritos era em relação às subprefeituras serem utilizadas pela administração para a prática conhecida como "cabide de emprego", que é a contratação de servidores comissionados com apadrinhamento político. Por meio da assessoria de imprensa, o prefeito Jonas Donizette (PSB) se comprometeu a criar apenas os dois cargos de subprefeitos e manter as subprefeituras com quadro enxuto e constituídos em sua maioria por concursados.

"A população não deve se preocupar, pois a administração municipal repudia a prática conhecida como 'cabide de emprego'. Uma subprefeitura, assim como as administrações regionais, tem em torno de 20 servidores e a maioria é de concursados. Os únicos cargos criados pela Prefeitura, caso a vontade popular seja a de criar as subprefeituras, são dois: o de subprefeito do Ouro Verde e de subprefeito do Campo Grande", disse a administração em nota.

FONTE: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/eleicoes/2014/noticia/2014/10/eleitores-de-campinas-aprovam-em-plebiscito-criacao-de-novos-distritos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário