quinta-feira, 22 de maio de 2014

TIBAU DO SUL-RN PARTICIPANDO DO DIA NACIONAL DE COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL - 18 DE MAIO

Praça do Pescador - Praia de Pipa - Tibau do Sul/RN
E o Município de Tibau do Sul não poderia esquecer deste dia tão importante, como é 18 de Maio.


Em ação iniciada pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, juntamente com o CRAS e o Conselho Tutelar organizado uma campanha pelas ruas da cidade para lembrar da importância do Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infantil

A campanha passando pelas ruas da Praia de Pipa
A Campanha do “18 DE MAIO” tem o propósito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a elas o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma saudável, segura e protegida, livre da violência sexual!

Membros do CRAS, Conselho Tutelar e CMDCA de Tibau do Sul
A violência sexual ocorre tanto por meio do abuso sexual, crime cometido muitas vezes por pessoas de confiança da vítima, quanto pela exploração sexual - prostituição, tráfico de pessoas, pornografia e/ou turismo sexual –, casos em que as vítimas são utilizadas com fins sexuais mediados por algum tipo de lucro ou troca. A vulnerabilidade das crianças e adolescentes os tornam as maiores vítimas, e as graves consequências, físicas e psicológicas, os acompanham para o resto da vida.

Norma Fagundes - Presidente da ONG EDUCAPIPA participando da Campanha
A data se refere ao ‘Caso Araceli’, menina de 8 anos que foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por rapazes de família tradicional capixaba em 18 de maio de 1973. A impunidade dos criminosos até hoje foi decretada pelo silêncio da maioria. 

Vereador Manoel Messias fazendo a sua parte na Campanha pelas ruas da Praia de Pipa
Retirar a problemática de violência sexual do silêncio é um primeiro passo para superar sua quase “invisibilidade”, possibilitando a desconstrução de mitos e tabus que colaboram para naturalizar o problema e dificultam a elaboração de estratégias de intervenção. A denúncia e notificação dos casos contribuem para a cobrança por mecanismos e instrumentos de intervenção mais eficientes, atualmente insuficientes em toda a realidade nacional.

Fonte e Fotos: Pagina da ASSECOM Tibau do Sul no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário