quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

PRESIDENTE DILMA ENFRENTA PRIMEIROS PROTESTOS CONTRA A COPA EM NATAL-RN


No meio da tarde desta quarta-feira, 22, manifestantes caminhavam em direção à Arena das Dunas, estádio construído na capital do Rio Grande do Norte para a Copa do Mundo deste ano, e que será inaugurado hoje pela presidente Dilma Rousseff.


Bonecos com a caricatura da presidente e da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM), se espalhavam pela manifestação, organizada por sindicatos de policiais e profissionais da saúde, além de estudantes, movimentos sociais e alguns partidos políticos.


Apesar de algumas reivindicações específicas, o mais comum entre os manifestantes é o pedido de serviços públicos no "padrão Fifa", em alusão crítica às exigências da entidade máxima do futebol para a realização da Copa no Brasil.


Há, no entanto, muitos cartazes pedindo a saída da governadora do Rio Grande do Norte, que está com a popularidade baixíssima e foi duramente vaiada durante a última visita de Dilma ao Estado, em outubro do ano passado.


Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado, Djair Oliveira alega que a categoria está há seis anos sem reajuste salarial e sofre com as condições precárias de trabalho, como a falta de viaturas e de coletes à prova de balas. Queixa semelhante foi manifestada pelos policiais federais que engrossam o protesto.


Pela agenda oficial, Dilma fará uma visita rápida ao estádio, durante a qual irá chutar uma bola no gramado da arena — que custou R$ 420 milhões — por volta das 18h30 (horário de Brasília). Em seguida, a presidente retorna à Base Aérea de Natal e, de lá, voa para a Suíça, onde participará, a partir da próxima sexta, 23, do Fórum Econômico Mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário