sábado, 25 de maio de 2013

ESTAGIÁRIO - A FORÇA MOTRIZ DAS DOS FÓRUNS MUNICIPAIS DO RIO GRANDE DO NORTE


A Direção do Foro da Comarca de Natal recebeu na manhã de hoje (24), 29 novos estagiários do curso de Direito, que deverão integrar, pelo período de um ano, o Poder Judiciário Estadual. Os estagiários foram recepcionados pelo diretor do foro, juiz Mádson Ottoni, que discursou sobre a realidade atual da Justiça comum e o seu papel na sociedade.

O juiz aproveitou a oportunidade para falar um pouco sobre os juristas que emprestaram seus nomes aos fóruns da capital, como Miguel Seabra Fagundes, Varela Barca e o professor Jales Costa. Mádson Ottoni explicou a estrutura administrativa , judiciária, a competência das varas e pediu tranquilidade aos estagiários para que possam participar de todo processo desde a secretaria até a gabinete do juiz.

A coordenadora da Assessoria de Recursos Humanos, Lucia Helena, apresentou o Manual do Estagiário da Comarca de Natal, que trata dos direitos e deveres da instituição de ensino, do Tribunal de Justiça e do próprio estagiário. Em seguida cada estudante foi registrado no relógio de ponto e encaminhado para as secretarias.

Cada estudante terá direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 545 e mais R$ 96,80 de auxílio transporte, devendo cumprir uma carga horária de 4 horas diárias.

Fonte: Site do Tribunal de Justiça do RN

DO BLOG OLHAR ATENTO:

Estagiário Daniel Fagundes- Juizado Especial de
São José de Mipibu - Ano 2003
Nos dias atuais a figura do Estagiário virou uma das mais importantes dentro das repartições públicas, em especial nos Fóruns do Interior, onde a falta de Servidores é gritante, sendo a maioria dos atos praticados pelos Estagiários de forma voluntária ou em convênio com a Prefeitura Local.

Lembrei, do tempo em que estagiava no Fórum de São José de Mipibu, poucos eram os Servidores enviados pelo Tribunal de Justiça e tudo nas mãos dos Estagiários.

No Juizado Especial, onde fiquei a maior parte do tempo, trabalhavam apenas 2 (dois) funcionários e nenhum do Tribunal de Justiça. Passaram por lá muitos Estagiários enviados pela Prefeitura Municipal de São José de Mipibu e alguns funcionários cedidos, como o caso de Ana e Rosa. Muitos anos se passaram e pouca coisa mudou.

Atualmente o Juizado Especial de São José de Mipibu possui 02 (dois) funcionários, sendo 01 do Tribunal de Justiça (Clarck Bacurau) e 01 da Prefeitura Municipal (Ana Maria), que com muito esforço realizam as atividades, tomando conta de mais de 2 mil processos.

Parabéns aos Estagiários, que ao longo dos anos vem recebendo seu reconhecimento e aos Servidores que trabalham no Forum de São José de Mipibu, que agora são poucos para o tamanho do trabalho que a Comarca exige.

Nenhum comentário:

Postar um comentário