sábado, 14 de julho de 2012

DIREITO ELEITORAL: PROPAGANDA ELEITORAL EM MUROS

Sobre a pintura de Mini-Outdoors e fachadas de casas, prédios e muros, o Tribunal Superior Eleitoral determinou o seguinte:

RESOLUÇÃO 23.370 TSE

Art. 11. Em bens particulares, independe de obtenção de licença municipal e de autorização da Justiça Eleitoral a veiculação de propaganda eleitoral por meio da fixação de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições, desde que não excedam a 4m² e não contrariem a legislação eleitoral, sujeitando-se o infrator às penalidades previstas no § 1º do artigo anterior (Lei nº 9.504/97, art. 37, § 2º). 

Parágrafo único. A veiculação de propaganda eleitoral em bens particulares deve ser espontânea e gratuita, sendo vedado qualquer tipo de pagamento em troca de espaço para esta finalidade (Lei nº 9.504/97, art. 37, § 8º).

Traduzindo:

Pode Fazer:

Apenas em bens particulares, independentemente de autorização da Justiça Eleitoral, observado o limite máximo de 4m² e desde que não contrariem outras disposições da legislação eleitoral. 

Não Pode Fazer:

Em troca de dinheiro ou de qualquer tipo de pagamento pelo espaço utilizado. A propaganda deve ser feita espontânea e gratuitamente.

Fonte: TSE e Nisia Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário