quarta-feira, 27 de junho de 2012

VOCÊ VAI SER PAI ? SABE QUE TEM DIREITO A "LICENÇA PATERNIDADE" ?

Quando o filho nasce, o homem também tem direito à licença. É a licença paternidade, um direito remunerado garantido por lei.

Todo mundo conhece os direitos e benefícios que as mulheres tem quando grávidas ou recém tornadas mamãe. 

Já os homens, atualmente, tem direito a permanecer com o filho recém nascido por 5 dias.

A lei atual da licença paternidade entrou em vigor com a Constituição de 1988. Antes disso, a licença paternidade era de apenas 1 dia.

A ideia da licença-paternidade é, além de acompanhar os primeiros dias de vida de seu filho, , prestar ajuda para a mãe, que está parcialmente abatida pelo parto. 

Perante a lei, a mãe não precisa, obrigatoriamente, ser a esposa do funcionário em questão.

O período de cinco dias é baseado no tempo em que a mulher leva para recuperar o estado normal dos órgãos genitais após o parto.

A licença paternidade, apesar de não ser um benefício assistido pela Previdência Social, é um direito remunerado de responsabilidade da empresa, ou seja, enquanto você estiver gozando da licença paternidade, a empresa é responsável pelo pagamento dos dias ausentes.

A licença-paternidade de 5 (cinco) dias foi concedida pela Constituição Federal/88 em seu artigo 7º, XIX e art. 10, § 1º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT.

73 comentários:

  1. ótima noticia.quero saber, se é por lei, o trabalhador que trabalha distante da sua casa,é de carteira assinada, o empregador tem direito de da o vale transporte, quando não oferece o almoço, mas tem direito de da sacolão? preciso me informar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha empresa me deu os 5 dias.....porem decontou 5 dias...isso em 2014,ateh hj estou na mesma empresa e fui reparar somente agora....estava olhando contra cheques antigos.
      Serah q posso colocar na justica pra obrigar a devolucao do dinheiro...? mesmo q seja na aposentadoria?

      Excluir
  2. Isso é muito errado tinha que ser 1 mês, pois, nme tudo com apenas 5 dias volta para o lugar, eu por exemplo: Minha sogra trabalha e minha mãe tem problemas nas pernas oque vou fazer depois de 5 míseros dias?

    ResponderExcluir
  3. E se te mandarem embora entre esses 5 dias pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode dentro dos 5 dias, pois é uma estabilidade. Agora no 6° dia pode.

      Excluir
  4. Olá pessoal
    São cinco dias úteis ?
    E se a criança nascer ,EX 12:00.Eu posso ir abandonar o serviço ?
    Vai contar como o 1° dia de ausência minha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A licença é gozada no periodo que voce deseja, se quiser usar no dia do nascimento de seu filho, já conta o primeiro dia, independente da hora que nasceu.

      Excluir
  5. Meu filho nasceu,dia19/10/14as 23:15 da noite,quando eu volto a trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A licença é gozada no periodo que voce deseja, se quiser usar no dia do nascimento de seu filho, já conta o primeiro dia, independente da hora que nasceu.

      Excluir
    2. Se eu trabalhar sem carteira assinada tenho direito ?

      Excluir
    3. Eu vi uma notícia este dias que a licença paternidade o senadores aprovaram para 20 dias alguém tem alguma coisa falar a este respeito?

      Excluir
  6. Meu filho nasceu,19/10/14,as 23:15 da noite,volto trabalhar,quando??/

    ResponderExcluir
  7. Ainda estou na experiencia vou ser pai logo tenho direito aos cinco dias de licença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O empregado com contrato por prazo determinado ou contrato de experiência (se o contrato for cumprido integralmente), só não tem direito ao aviso prévio (já sabe a data em que termina o contrato) e aos 40% do FGTS e ao seguro desemprego, pois a rescisão não é sem justa causa pelo empregador e sim por término do contrato (art. 487 da CLT e Lei 8.036/90). Tem todos os demais direitos,logo tem Direito a esta licença sim.

      Excluir
  8. Meu esposo tem 5 meses na,firma, ele tem direito a um salario minino da criança

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse papo eu já sabia que tinha direito de licença só não sabia os dias , mais acho que só 5 dias não são idéias acho que 10 seria de bom tamanho e o mais interessante que o pai pode escolher o dia fico grato em saber essas coisas meu filho ta prestes a nascer to ansioso pra poder pegalo no colo 😍😍😍

    ResponderExcluir
  10. Essas informações são boas e bom ficar por dentro da lei não só do trabalhador como as outras tmb mais acho que cinco dias corridos não são idéias acho que dez dias corridos apos o nascimento seria ótima pois da pra recuperar legal a mae e dar um descanso pra ela pós parto .. Meu filho ta chegando ��������

    Só alegria . ansioso pra pegar no colo

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal estou en dúvidas eu vou ser pai de gêmeos quero saber se continua 5 dias ou Vai pra 10 dias axo q não interfere ne?

    ResponderExcluir
  12. Se o contrato de experiencia acabar os 45 dias e no meio desse fim dos 45 dias estiver de auxilio paternidade oque deve ser feito ? a empresa pagar os 5 dias de auxilio paternidade na recisão ? ou perde esse direito, pelo fato do prazo de 45 dias acabar ?

    No caso a empresa não quer continuar com o funcionario.

    ResponderExcluir
  13. COMO ASSIM OS CINCO DIAS SÃO REMUNERADOS DA EMPRESA,É QUE ELES NÃO PODE DESCONTAR OS DIAS EM CASA OU ELES TEM QUE TE PAGAR ESSES CINCO DIAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele descansa os cinco dias e não é descontado, apenas isso

      Blz

      Excluir
    2. Ele descansa os cinco dias e não é descontado, apenas isso

      Blz

      Excluir
  14. Cinco dias o feriado e contado se o feriado for na segunda feira

    ResponderExcluir
  15. Soube que desde 1 de setembro deste ano passou de 5 para 15 dias. Isso é verídico?

    ResponderExcluir
  16. Eu trabalho em uma empresa mas não assinaram minha carteira ainda , e minha esposa vai ganhar nenem , eu tenho direito aos 5 dias em casa ?

    ResponderExcluir
  17. Eu trabalho em uma empresa mas não assinaram minha carteira ainda , e minha esposa vai ganhar nenem , eu tenho direito aos 5 dias em casa ?

    ResponderExcluir
  18. Eu trabalho em uma empresa mas não assinaram minha carteira ainda , e minha esposa vai ganhar nenem , eu tenho direito aos 5 dias em casa ?

    ResponderExcluir
  19. mauriciomartinho@hotmail.com28 de novembro de 2015 às 09:20

    Bom Dia eu Trabalho de Plantonista e Minha esposa esta Gravida .
    se No dia em que meu Filho nascer eu estiver de serviço eu posso sair do Serviço pra ir pra maternidade com a Minha esposa ? ou se eu sair será considerado abandono de Trabalho ? tem alguma lei que me dar esse direito de sair independente da hora ou não ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é seu direito ,vc pode sair a hora que achar que deve sair ,eles o dia ja conta entre os 5 se for nascer no dia vc nem precisa ir trabalhar

      Excluir
  20. Para ter o direito dos cinco dias meu marido precisa ter a carteira assinada ou não?

    ResponderExcluir
  21. no caso minha esposa ganhou no sábado dia 09/01/2016 voltaria quando ao trabalho

    ResponderExcluir
  22. minha mulhe vai ter bebe e vai fazer Cesariana e ela tem poblemas de coraçao e preçao alta e nao tem condisaoes de fica so em casa como eu faso para fica mais de 5dias em casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe o pedido de linceça para cuidar de parentes, dependendo do tipo de trabalho que voce executa (CLT ou Estatutário), bom procurar no setor pessoal.

      Excluir
  23. Tenho uma duvida mim ajudem, Fiz uma cesariana de última hora porq minha gravidez era de risco e meu esposo mim acompanhou , ele comunicou na empresa do meu parto ele ficou os 5 dias em casa sendo que 3 foi no hospital comigo e dois em casa só que somos leigos no assunto no hospital falaram q ele tinha apenas que tirar xerox do papel que tira o registro que e a declaração mas no trabalho dele não aceitaram a declaração exigiram o registro mas como ele não tinha tirado ainda já q o tempo foi muito curto simplesmente a empresa descontou os 5 dias , Eles agiram certo?? Mim ajudem 5 dias descontados vai nos fazer muita falta MIM DEEM UMA RESPOSTA OBRIGADO

    ResponderExcluir
  24. Meu esposo ficou os 5 dias em casa mim auxiliando com a bebe e a empresa descontou , Isso e certo??? Alegaram que não tinha o nome dele na declaração que intregaram no hospital...

    ResponderExcluir
  25. Tenho uma duvida mim ajudem, Fiz uma cesariana de última hora porq minha gravidez era de risco e meu esposo mim acompanhou , ele comunicou na empresa do meu parto ele ficou os 5 dias em casa sendo que 3 foi no hospital comigo e dois em casa só que somos leigos no assunto no hospital falaram q ele tinha apenas que tirar xerox do papel que tira o registro que e a declaração mas no trabalho dele não aceitaram a declaração exigiram o registro mas como ele não tinha tirado ainda já q o tempo foi muito curto simplesmente a empresa descontou os 5 dias , Eles agiram certo?? Mim ajudem 5 dias descontados vai nos fazer muita falta MIM DEEM UMA RESPOSTA OBRIGADO

    ResponderExcluir
  26. Tenho uma duvida mim ajudem, Fiz uma cesariana de última hora porq minha gravidez era de risco e meu esposo mim acompanhou , ele comunicou na empresa do meu parto ele ficou os 5 dias em casa sendo que 3 foi no hospital comigo e dois em casa só que somos leigos no assunto no hospital falaram q ele tinha apenas que tirar xerox do papel que tira o registro que e a declaração mas no trabalho dele não aceitaram a declaração exigiram o registro mas como ele não tinha tirado ainda já q o tempo foi muito curto simplesmente a empresa descontou os 5 dias , Eles agiram certo?? Mim ajudem 5 dias descontados vai nos fazer muita falta MIM DEEM UMA RESPOSTA OBRIGADO

    ResponderExcluir
  27. essa lei que vão aprovar que o pai deve ficar pelomenos 20 dias em casa foi aprovado. sim ou não

    ResponderExcluir
  28. Já esta aprovado a lei q o pai tem direito de 20 dias de licença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda é projeto, sendo analisado pelo Congresso. Não vale ainda.

      Excluir
  29. Já esta aprovado a lei q o pai tem direito a licença de 20 dias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda é projeto, sendo analisado pelo Congresso. Não vale ainda.

      Excluir
  30. Já esta aprovado a lei q o pai tem direito a licença de 20 dias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda é projeto, sendo analisado pelo Congresso. Não vale ainda.

      Excluir
  31. Mesmo estando trabalhando sem a carteira está registrada tem direito aos 5 dias em casa?

    ResponderExcluir
  32. Meu filho nasceu numa quarta feira ..mais eu estava de atestado segunda terca e quarta ...o meu 5 dias dr direito conta apartir de quinta ? No caso vouto a trabalhar na terca?

    ResponderExcluir
  33. Meu filho nasceu numa quarta ..mais eu estava de atestado seg ter e quarta meu 5 dias de direito conta apartir de quinta? Eu volto a trabalhar na terça?

    ResponderExcluir
  34. Meu filho nasceu numa quarta feira ..mais eu estava de atestado segunda terca e quarta ...o meu 5 dias dr direito conta apartir de quinta ? No caso vouto a trabalhar na terca?

    ResponderExcluir
  35. Oii bom dia.
    gostaria de saber se a lei que o pai poderia ficar 20 dias em casa foi aprovada pela nossa presidente DILMA ?

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Gente alguem pode mim ajudar ? Eu queiro saber se eu for demitido da empresa com 10 meses e com o aviso eu formaria 11 meses , eu tenho direito as ferias ?

    ResponderExcluir
  38. Olá gente, tenho a seguinte dúvida, quem está de aviso prévio tem direito a licença paternidade?

    ResponderExcluir
  39. Quem n ta de carteira assinada tem o mesmo direito dentro da lei

    ResponderExcluir
  40. Se a carteira n tiver assinada detro da lei perde a saida paternidade

    ResponderExcluir
  41. Oi boa noite me tirem uma duvida.
    Vou ser pai mais não sou casado e nem moro junto. E com a minha namorada ai queria saber se tenho direito na licensa paternidade ou só serve pra pessoas casadas.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia da licença-paternidade é, além de acompanhar os primeiros dias de vida de seu filho, , prestar ajuda para a mãe, que está parcialmente abatida pelo parto.

      Perante a lei, a mãe não precisa, obrigatoriamente, ser a esposa do funcionário em questão.

      Excluir
  42. Oi boa noite me tirem uma duvida.
    Vou ser pai mais não sou casado e nem moro junto. Mais é com a minha namorada ai queria saber se tenho direito na licensa paternidade ou só serve pra pessoas casadas.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia! Vou ser pai em algumas semanas.
    Quero saber quantos dias posso ficar em casa ajudando minha esposa?

    ResponderExcluir
  44. Minha esposa descansou na quarta- feira, gostaria de saber se sabado e domingo conta durante esses 5 dias.

    ResponderExcluir
  45. Gostaria de saber quanto tempo ou a carencia que o empregado deve ter na empresa, do dia que asssinou a carteira até o dia que o filho nasceu?Por exemplo: se coincidir exatamente o dia que foi assinado sua carteira com o dia do nascimento do filho?Ele terá direito imediato, se nem trabalhou sequer um dia?

    ResponderExcluir
  46. quero saber quais direitos eu tenho...
    minha esposa teve minha filha ontem e nao fui liberado para esta com ela e nem vou ser....eu tenho que ir atraz do meu direito

    ResponderExcluir
  47. A lei que deixa o pai em casa auxiliando a esposa por 20 dias ja esta vigorando...

    ResponderExcluir
  48. A lei que deixa o pai em casa auxiliando a esposa por 20 dias ja esta vigorando...

    ResponderExcluir
  49. A lei que deixa o pai em casa auxiliando a esposa por 20 dias ja esta vigorando...

    ResponderExcluir
  50. A lei que deixa o pai em casa auxiliando a esposa por 20 dias ja esta vigorando...

    ResponderExcluir
  51. A lei que deixa o pai em casa auxiliando a esposa por 20 dias ja esta vigorando...

    ResponderExcluir
  52. A lei que deixa o pai em casa auxiliando a esposa por 20 dias ja esta vigorando...

    ResponderExcluir
  53. N tô de carteira assinada mas minha ex esposa ganhou menino eu tenho direito a licença paternidade?

    ResponderExcluir
  54. Minha ex ganhou menino e nao estou de carteira assinada eu tenho direito licença paternidade

    ResponderExcluir