quarta-feira, 4 de agosto de 2021

O NICHO DE MERCADO DENTRO DOS CONDOMINIOS RESIDENCIAS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL


Neste último ano a regra tem sido o isolamento social para todos os brasileiros, o que fez gerar o aumento do trabalho na modalidade home-office de um lado, mas pelo outro, pelo desemprego e falta de oportunidades para quem trabalhava de forma autônoma, dependendo do contato direto com o cliente.

Essa foi uma situação encontrada por muitos vendedores de rua, que na sua maioria vendiam alimentos ou pequenos produtos com suas bancas, cujos clientes eram aqueles que passavam diariamente na frente deles.

Após o inicio da Pandemia, em março de 2021, muitos ficaram isolados em casa e esses trabalhadores autônomos perderam sua grande fonte de clientes e por via de consequência de renda.

E diante do isolamento social, em que é pedido para todos saírem de casa apenas em casos necessários, muitos começaram a buscar locais próximos de suas casas para comprar alimentos, ficando as compras de produtos eletrônicos para as vendas online.

E neste cenário um grande nicho de mercado que surgiu foram os condomínios residenciais, locais de agrupamento de pessoas, mas que ficam isolados em seus apartamentos ou casas.

Sabemos que diante da tecnologia atual, a maioria dos condomínios possuem grupos de WhatsApp ou Telegram em que são enviadas informações sobre o condomínio aos moradores, mas que nos últimos meses virou uma grande local de publicidade.

E o Brasileiro, que não desiste nunca, aprendeu que ali estava uma ótima oportunidade de mercado, para poder vender e ganhar algum dinheiro para pagar suas contas.

Nesta linha, temos a Empresária Jari Millena Lima da Silva, conhecida como Milla ou Doce de Vó, moradora de um Condomínio situado no bairro de Emaús, Parnamirim-RN.

Ela diz que com o inicio da pandemia, março de 2020, se viu numa grande crise econômica em sua casa, tendo que pensar muito em como suprir suas necessidades e de sua família.

Milla é mãe e avó, em que todos moram no mesmo apartamento, situado neste condomínio que possui 17 blocos de apartamentos, no qual residem aproximadamente 200 famílias.

E neste condômino existe um grupo de WhatsApp em que os moradores informam os acontecimentos e avisos, porém, começou a serem divulgados ofertas de serviços e produtos, tendo dai nascido a ideia de criar um perfil no Instagram e divulgar seu trabalho de produção de bolos e doces.

E assim nasceu o perfil @doocedevo em Março de 2020, para divulgar sua produção de bolos e doces, que começou na época da Páscoa.


E com a criação do perfil para mostrar seus produtos e um local (nicho) de mercado certo, o próprio condomínio em que morava, a agora Empresária Milla começou a vender seus produtos em pequena quantidade, realizando a entrega de porta em porta dos apartamentos.

Outros moradores viram a oportunidade e também começaram a anunciar no grupo de conversas do condomínio, que atualmente é um grande espaço de informações e de publicidade.

No grupo é divulgado venda de alimentos, refrigerantes, produtos eletrônicos, máscaras descartáveis, serviços de pintura e manutenção, dentre muitos outros.

Deste modo, podemos observar que foi criado um mini-mundo comercial dentro do Condomínio Residencial que traz benefícios a todos, pois de um lado tem o morador que necessita de um produto e do outro um morador que está vendendo.

Bolo de Chocolate Doce de Vó

E caminhando deste modo, a Empresária Milla do Doce de Vó começou a implementar seu serviço, criando uma marca, embalagens e até personalizando entregas e atendimentos.

Embalagem Personalizada Doce de Vó

A Doce de Vó analisa e observa seus clientes para proporcionar aquele atendimento especial, que fideliza o cliente, que ao ser agrado e gostando, faz a melhor propaganda de todas: "o boca a boca" e a indicação para familiares e amigos. E assim vai aumento sua lista de clientes e saindo para novos horizontes.

Entrega Personalizada do Dia dos Namorados da Doce de Vó

E segundo a Milla, agora está criando um Cartão Fidelidade que dará Direito a Benefícios e Brindes para seus clientes do condomínio, uma forma de atrair novos clientes e manter os atuais.

O que podemos observar é que o empreendedorismo da Doce de Vó observou sua localidade e a oportunidade que estava surgindo, diante da necessidade das pessoas que estavam vivendo mais dentro de casa de supri-la com seus serviços.

E ela informa que não faz apenas bolos e doces, mas também vende roupas, realiza atividades de manicure dentre outras.

É o típico brasileiro lutador e empreendedor que não fica parado diante da crise, mas analisa e transforma a crise em oportunidade.

Imagens: Perfil Instagran @doocedevo e arquivo pessoal de @danyel_fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário