Plenário do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE) |
No dia de hoje (29), em Natal, começou o Ciclo de Palestras da Justiça Eleitoral, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, que tem por objetivo esclarecer as regras eleitorais das Eleições 2012 aos dirigentes de partidos políticos, assessores, candidatos e interessados sobre as normas que regem uma eleição.
Juiz Eleitoral - Dr. Jailsom Leandro |
O evento foi aberto pelo Juiz Jailsom Leandro, presidente do TRE em substituição, e pelo diretor geral em substituição, Iaperi Arbocz. Ambos saudaram os presentes, que lotaram o auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), dando as boas-vindas e destacando a importância daquele momento.
Iniciando o ciclo, propriamente dito, o Juiz Jailsom Leandro, de forma bastante simples e clara, conferiu a palestra com o tema "Vereador: Papel Constitucional e Sistema de Eleição". Na sequência, foi a vez do juiz Ricardo Procópio palestrar sobre “Propaganda Eleitoral”. E, encerrando as atividades da manhã, o juiz Nilo Ferreira tratou do tema "Registro de Candidaturas e as Condições de Elegibilidade".
No período da tarde, o tema “Registro de Candidaturas” foi retomado com a palestra de Carlos José Bonifácio, chefe da Seção de Processamento de Feitos. Em seguida, o promotor da 1ª Zona Eleitoral, João Batista Machado, falou sobre "Condutas Vedadas". E, por fim, o tema "Arrecadação e Aplicação de Recursos de Campanha e Prestação de Contas" foi conduzido na palestra de Emmanuel Mabelmo, chefe da Seção de Análise de Contas Eleitorais e Partidárias.
DO BLOG OLHAR ATENTO
Este Editor participou do Evento e pode conferir que muitos Pré-Candidatos estavam presentes, bem como, os Presidentes e Primeiros Secretários de Diretórios Municipais.
Estavam presentes membros dos Diretórios Municipais do PSOL de São José de Mipibu e de Lagoa Salgada, representados por Daniel Fagundes e Alexsandro Targino.
Da Cidade de São José de Mipibu compareceram alguns integrantes da política local, sendo identificado por este Editor apenas a pessoa de Jota Veras, acompanhado de alguns amigos.
Estas Palestras foram muito instrutivas, sendo explicado como funcionava o CANDEX, como se poderão ser feitas as coligações, a proporcionalidade de candidatos masculino/feminino e as condutas vedadas aos agentes públicos.
Fica Registrado as Congratulações deste Editor ao TRE que vem ao longo dos últimos anos realizando este Ciclo de Palestras em Direito Eleitoral por todo o Estado.
Fonte e Imagens: www.tre-rn.jus.br e Instagran
Nenhum comentário:
Postar um comentário