quarta-feira, 11 de abril de 2018

HOJE COMEÇA A CAMPUS PARTY NATAL COM MUITAA ATRAÇÕES

Campus Party Natal começa hoje
com mais de 250 horas de atividades

Evento deve receber 2 mil campuseiros e mais
de 40 mil visitantes na Open Campus

Natal, 11 de abril de 2018 – Até domingo, 15 de abril, o Centro de Convenções, em Ponta Negra, abriga a primeira edição da Campus Party, maior experiência tecnológica do mundo, que reunirá em cinco palcos especialistas nacionais e internacionais de temas como ciência, tecnologia, empreendedorismo, cultura maker e arte multimídia, além de oferecer atividades como hackathons, workshops, entre outros.

Com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Prefeitura Municipal do Natal e em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Telebrás e Use Telecom, o evento terá como eixo principal a temática aeroespacial. “Trouxemos para Natal os principais nomes brasileiros e internacionais ligados ao tema aeroespacial. Além disso, teremos iniciativas pioneiras no evento como oHackathon Data4Good, iniciativa que visa reunir grupos de pessoas em busca de soluções para problemas sociais e com mentoria do grande cientista de dados, Ricardo Cappra”, explica Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.

Além do Data4Good, a Campus Party Natal terá um desafio da Justiça Federal chamado Justiça na Ponta dos Dedos, com o objetivo de criar soluções inovadoras em prol da melhoria e bem-estar da sociedade. Outra maratona hacker aguardada em Natal é o RN Digital. Promovido pelo Governo do Rio Grande do Norte, a ideia é otimizar a vida dos cidadãos. Informações e inscrições no site: http://brasil.campus-party.org/cpnatal/hackathons/.

Em cinco dias, são esperadas cerca de 40 mil visitantes, sendo 2 mil campuseiros acampados para não perder nada nas mais de 250 horas de conteúdos e atividades que acontecerão 24 horas por dia, além de contar uma internet de altíssima velocidade equivalente a 20 GPBs. Os campuseiros poderão participar de hackathons, workshops e se divertir nas áreas de games e simuladores.

A #CPJerimum ocupará todo o Centro de Convenções. Nele, estarão instalados o palco principal, que receberá personalidades como o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, Marcos Pontes; o estudante mais jovem a vencer um concurso mundial promovido pela NASA,João Paulo BarreraDra. Rosaly Lopes, brasileira que atualmente analisa os dados da Missão Cassini - que explorou o planeta Saturno e suas Luas; Jon "Maddog" Hall, membro do Linux Professional Institute; Gabe Gabrielle, engenheiro, educador e palestrante motivacional da NASA; Marcos Palhares que será o representante brasileiro da empresa pioneira em turismo espacial - Virgin Galactic; Rodrigo Fernandes, criador do blog Jacaré Banguelae outros quatro palcos – “Games & Creativity”, “STEAM”, “Coders/Makers” e Entrepreneurs & Startups”- onde palestrantes que são referência em suas áreas irão debater temas como inovação, empreendedorismo, ciências, design, games, etc.

Além disso, o evento abrigará a Primeira Corrida Ciborgue, com a utilização de baratas reais – que serão transformadas em robôs – e com a utilização de componentes nacionais; e o lançamento ao vivo de um foguete que será transmitido diretamente do Centro de Lançamento e Rastreio do Brasil (CLBI), com a escuta das comunicações de rádio entre os operadores, contagem regressiva e demais procedimentos.


Quem não conseguiu ingressos para a Arena, terá a oportunidade de conhecer um pouco mais do evento naOpen Campus, espaço aberto ao público e gratuito que funcionará nos dias 12 a 14 de abril, das 10h às 20h, com circulação até às 21h e contará com simuladores de realidade virtual, batalha de drones, espaço Educação para o FuturoCampus Kids - espaço com programação infantil -, além de conhecer trabalhos acadêmicos e startups com ideias inovadoras e participar de workshops e palestras sobre empreendedorismo.

Para mais informações sobre a agenda do evento, acesse: http://brasil.campus-party.org/cpnatal/agenda-cpnatal/ ou baixe o aplicativo oficial do evento – Campus Party BR – na Apple Store e na Play Store.

Include

Entre os legados que a Campus Party deixará para o Estado está a criação de 10 laboratórios de robótica. “Os espaços fazem parte do projeto chamado Include, que consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia e que tem como objetivo, identificar talentos dentro de comunidades menos favorecidas do país, criar vias para que possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para que saiam com emprego após a participação no programa e, mais do que isso, prepara-los para que consigam levar soluções para a própria comunidade usando a tecnologia, sem depender da ajuda externa”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.
Serviço:Campus Party NatalDe 11 a 15 de abril de 2018
Centro de Convenções
Natal - RN
Sobre a Campus Party  
A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com mais de 475 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador, Itália e Cingapura. O evento está presente no Brasil há onze anos. Atualmente, está no mapa das cidades e estados inteligentes de Natal – Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário