terça-feira, 11 de novembro de 2014

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RN DISPONIBILIZA REDE WIFI EM SETE UNIDADES/FORÚNS


Pensando em conferir maior comodidade e praticidade aos usuários de seus serviços, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte lança mão da tecnologia e coloca à disposição da sociedade norte-riograndense o serviço de internet sem fio (Wi-Fi) em sete de suas unidades judiciárias. São elas: sede do TJ, Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), Corregedoria da Justiça, Fórum Distrital Varella Barca (na Zona Norte), Complexo Judiciário e Fórum Seabra Fagundes, além do Fórum Silveira Martins, em Mossoró.

Disponibilizado há aproximadamente 45 dias no prédio do TJRN, o serviço já tem uma média de 300 acessos diários simultâneos. Através dele, os usuários que estiverem em uma daqueles unidades judiciárias podem se logar na rede Wi-Fi do Poder Judiciário e assim fazer uso genérico da internet móvel da Justiça potiguar, como acompanhar as sessões de julgamentos, consultar processos, além da possibilidade de fazer uso particular em seus dispositivos móveis.

Funcionamento

O serviço atende às determinações de facilitação do acesso à Justiça e está disponível para qualquer usuário, desde que ele se cadastre junto à uma das unidades judiciárias que disponham do sistema. Para isso, é necessário apenas nome e CPF do interessado, que pode solicitar o cadastramento na recepção do local. Em seguida, é fornecido login e senha para acessar a rede móvel.

Uma vez cadastrado, o usuário tem um prazo de seis meses para utilizar o Wi-Fi do TJRN, prazo que pode ser renovado por outras vezes. Tanto advogados quando os jurisdicionados, caso necessitem, podem se inscrever e terão todo o suporte técnico da equipe de profissionais da Setic. Com a facilidade que o sistema oferece existe uma tendência do próprio juiz acessar e sentenciar os processos de seu próprio dispositivo móvel quando estiver em um desses locais.

Proteção

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação (Setic), Gerânio Gomes, a equipe de técnicos da Setic está atenciosa para que o uso intenso do novo serviço não venha a degradar a rede de informática. Para isso, reservou uma banda do link para o acesso tradicional e outra para o acesso através do Wi-Fi.

Ele explicou que a Setic faz o mesmo controle que é feito no acesso tradicional dos computadores também sobre o acesso ao sistema Wi-Fi (monitoramento de vírus, por exemplo). “Uma vez logado na rede, existe o controle semelhante ao que é feito nos computadores, podendo ocorrer até bloqueios por uso indevido”, comentou.

Segundo o secretário, para melhorar o desempenho das redes Wi-Fi, foram implantados equipamentos de segurança que permitem o controle de uso por sistema acessado (PJe, Recursos Humanos, Auxílio Saúde, etc), medida que vem contribuindo para combater possível lentidão do serviço ou até mesmo o seu travamento.

Fonte: www.tjrn.jus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário