terça-feira, 31 de janeiro de 2012

"SÃO JUDAS ME ACUDA!" TÁ TODO MUNDO SENDO PRESO !!!

Foi deflagrada na manhã desta terça-feira a Operação Judas, que tem como objetivo identificar a real dimensão de um suposto desvio de recursos do Setor de Precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. 
Na ação, foram presos a servidora chefe do setor, Carla Ubarana Leal, o marido dela, George Luis de Araújo Leal, e ainda Carlos Eduardo Palhares, Cláudia Nelli Silva e Pedro Luis Neto.
Escrituário da agência de contas públicas do Banco do Brasil, Pedro Luis seria o responsável por facilitar as transações bancárias, de acordo com as primeiras investigações da polícia.
Já Carlos Eduardo Palhares era amigo de Carla Ubarana e Claudia Nelli era funcionária da própria Carla. Juntos, eles integravam o esquema montado por Ubarana para desviar recursos do Setor de Precatórios do Tribunal de Justiça - setor que é responsável por receber dinheiro do Governo do Estado e das Prefeituras para pagar os precatórios.
A servidora do TJ e o marido dela foram presos em Recife. A Polícia Civil deve fazer a transferência para Natal ainda nesta terça.
A presidente do TJ, desembargadora Judite Nunes, já comunicou ao Conselho Nacional de Justiça a investigação. Auditores do Tribunal de Contas do Estado realizam uma auditoria externa.

FIQUEM ATENTOS AOS PRAZOS ELEITORAIS

Vale lembrar algumas datas do Calendário Eleitoral de 2012:
A partir de 10 de junho, um domingo, estarão liberadas as convenções partidárias, que vão definir os nomes que disputarão as eleições, como também as coligações que serão formadas. Na mesma data, as emissoras de rádio e de televisão ficam proibidas de transmitir programas apresentados ou comentados por candidatos escolhidos em convenção.
Neste dia, os feitos eleitorais ganharão prioridade para a participação do Ministério Público e dos juízes de todas as justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandados de segurança. O prazo para as convenções partidárias termina no dia 30 de junho. Em 1º de julho, as emissoras de rádio e televisão ficam proibidas de fazer qualquer tipo de ação que favoreça algum candidato.
As propagandas eleitorais serão liberadas somente a partir do dia 6 de julho, data a partir da qual os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas. Também serão liberadas as propagandas na internet.
No dia 21 de agosto, começará o horário gratuito de propaganda eleitoral obrigatória nas emissoras de rádio e da televisão, que terminará em 4 de outubro, último dia também para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa entre às 8 e às 24 horas. A data limite também vale para debates eleitorais, que poderão se estender até às 7 horas do dia 5. 
A eleição será realizada em 7 de outubro.

JANEIRO 2012: ATIVIDADES DA ASSESSORIA JURÍDICA DA SOCIEDADE TERRA VIVA

Dr. Daniel Fagundes realizando
atendimento aos Sábados
Desde o ano de 2007 a Sociedade Terra Viva criou seu Núcleo de Assistência Jurídica para atender a população mais carente de São José de Mipibu, tendo sua demanda aumentado mês a mês.

O aumento da procura pelo atendimento, segundo informações prestadas pela Assessoria Jurídica, se deu em virtude da "confiança" no trabalho realizado e na ausência de outras entidades que realizem serviço semelhante. Sendo um dos poucos locais em São José de Mipibu que realiza assistência jurídica de forma gratuita.

Neste mês de Janeiro de 2012 os números das atividades foram estes:

ATENDIMENTOS NO SÁBADO: 71

PETIÇÕES/AÇÕES AJUIZADAS: 37

AUDIÊNCIAS REALIZADAS: 08


Desejamos a todos que formam a Sociedade Terra Viva muita força, saúde e paz, para que continuem realizando este belíssimo trabalho voluntário.



Fonte: Assessoria Juridica da STVBrasil

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

VOCÊ SABIA? PAI QUE NÃO PAGA PENSÃO AO FILHO PODE SER PRESO.

Uma das ações mais frequentes nas Assistências Jurídicas é a Ação de Alimentos.

O Município de Tibau do Sul possui atendimento jurídico gratuito a população somente na temática do Direito de Família, que engloba os temas de alimentos, divórcio, investigação de paternidade e outros.

Nesta ação judicial as Mães buscam dos Pais de seus filhos a pensão alimentícia para auxiliar no pagamento das despesas com as crianças.

Após o ajuizamento da Ação de Alimentos é marcada uma audiência com a Juíza de Direito, na qual se faz um acordo de pensão alimentícia.

Com o Acordo Judicial firmado na presença da Juíza de Direito e da Promotora de Justiça, nasce e permanece a obrigação do pai em pagar mensalmente a pensão alimentícia em uma conta bancária.

A Prisão Civil aparece quando o Pai não paga a pensão regularmente, deixando em atraso a sua obrigação de custear as despesas de seu filho.

Estando inadimplente, é ajuizada uma nova ação, chamada de Execução de Alimentos, pela qual o Juiz de Direito intima o Pai para em 72 horas pagar, comprovar que pagou ou justificar o atraso, sob pena de prisão civil.

A prisão civil, como todas as formas de prisão extrapenal, constitui uma medida excepcional e é utilizada como um meio de coerção para o devedor cumprir a obrigação, no caso as pensões alimentícias em atraso.

A duração dessa prisão civil pode variar de 01 (um) até 03 (três) meses (art. 528 do CPC).

Após a prisão do Pai, ele somente é solto com o pagamento de todos meses em atraso da pensão alimentícia.

Por isso fica registrado o aviso aos pais, que não atrasem o pagamento da pensão alimentícia de seus filhos, eles precisam de sua ajuda financeira, mas acima de tudo de seu carinho e atenção de pai.

sábado, 28 de janeiro de 2012

SÃO JOSÉ DE MIPIBU TEM GRANDE RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE

Deu no Site da TRIBUNA DO NORTE:
"NO RN, 40 MUNICÍPIOS TEM RISCO DE EPIDEMIA."


Narra a noticia do Jornal, que nossa cidade de São José de Mipibu está dentre estas cidades com alto risco de iniciar uma Epidemia de Dengue neste ano de 2012.


Esta informação é baseada em relatório emitido pelas subcoordenadorias de Vigilância Epidemiológica (Suvige) e Ambiental (Suvam) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

E diante desta noticia o Blog Olhar Atento lança pergunta:
O que se anda fazendo na Secretaria Municipal de Saúde para combater a Epidemia da Dengue no Municipio de São José de Mipibu ?

________________________________________________________________________________


OS MANDADOS DE PRISÃO ESTÃO SENDO CUMPRIDOS PELO DELEGADO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU ESTA SEMANA

Chegou a notícia de que esta semana o Delegado de Policia Civil de São José de Mipibu, Dr. Robson Coelho, deu maior ênfase ao cumprimento dos Mandados de Prisão por Inadimplemento de Pensão Alimentícia.

Estes Mandados de Prisão são expedidos pela Juíza de Direito da Comarca, Dra. Mirian Jácome, em virtude do atraso e não pagamento de pensão alimentícia pelos pais das crianças que possuem acordo perante a Justiça.

Corre a notícia que vários pais já foram presos, não se sabe para onde foram encaminhados, podendo estar na própria Delegacia ou levados ao Presidio Provisório em Natal.

O que se está vendo é a corrida dos parentes dos presos na casa das autoras do processos (mães dos filhos) para pagar as pensões atrasadas e depois ir no Fórum levando os comprovantes para pedirem a soltura dos inadimplentes.

Uma das pessoas presas está devendo 21 meses de pensão alimentícia, que chega ao montante de R$ 5.355,00 (cinco mil trezentos cinquenta e cinco reais), e nestes casos somente pode ser liberado após o pagamento integral da dívida.

Do Blog Olhar Atento fica registrado os PARABÉNS para o Dr. Robson Coelho, os Agentes e Escrivãs da Policia Civil e da Policia Militar pela atitude!!!!

Isso demonstra que a JUSTIÇA tarda, mas não falha.

EU APOIO ESTA IDÉIA E VOCÊ ?

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

SOCIEDADE TERRA VIVA: ANO NOVO, CARA NOVA !!!

Como se diz sempre na virada do ano: "Ano Novo, Cara Nova". 

E em 2012 a Sociedade Terra Viva começa suas atividades de Assessoria Jurídica com uma "Cara Nova", com troca de sua mobília e climatização das salas de atendimento, para melhor atender a população mipibuense.

Sala da Assessoria Jurídica

Sala da Direção

Recepção e Sala de Espera
Aos poucos a ONG Mipibuense busca melhorar suas instalações ao custo de doações e convênios com o Governo do Estado, para proporcionar um atendimento de qualidade àqueles que a procuram.

E amanhã, como todos os sábados, desde o ano de 2007, a Sociedade Terra Viva estará de Portas abertas esperando vocês para o Atendimento Jurídico, o Café com Cidadania e o Bazar Terra Viva.

Compareça, todos estarão de braços abertos !!!!


Fotos, Imagens e Informações: http://omipibuense.blogspot.com/

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL: VOCÊ SABE COMO FUNCIONA ?

No ano de 1995, através da Lei 9.099, foi criada a figura dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, conhecidos anteriormente como Juizado Especial de Pequenas Causas.

Com a nova Lei ficou determinado que cada Comarca deveria implantar um Juizado Especial Criminal para processar e julgar os crimes de menor potencial ofensivo, que objetivamente são aqueles que possuam pena máxima de 02 (dois) anos, inclusive as contravenções penais.

Dentre estes crimes de competência do Juizado Especial Criminal, podemos citar os seguintes: lesão corporal leve e de lesão culposa decorrentes de acidentes, calúnia, ameaça, crimes ambientais, crimes de trânsito, dentre outros.

Por serem considerados crimes de menor potencial ofensivo, o Legislador Federal atribui como pena, ou melhor dizendo, substituição da pena privativa de liberdade (prisão) as privativas de Direitos ou a famosa Transação Penal, que consiste na aplicação de uma pena/sanção de 03 (três) tipos: Prestação de Serviços à Comunidade, Pagamento de Indenização à Vítima ou Pagamento de Multa à alguma entidade assistencial.

Essa foi uma chance que o Legislador ofertou para os réus primários que, em cumprindo a transação penal, não responderão ao processo, permanecendo com a "ficha limpa".

Dr. Daniel Fagundes na frente do Fórum Municipal
de São José de Mipibu
Em São José de Mipibu, o Juizado Especial Criminal está instalado dentro do Fórum Municipal, tendo como atual Conciliador o Técnico Judiciário, Clarck Bacurau.

Como todo ato judicial, são necessários a presença do Juiz, Promotor e um Advogado, este último em defesa do Réu ou Autor do Fato.

Em virtude da ausência de Defensor Público para assistir as pessoas que não possuem condições de pagar um Advogado Particular, é sempre uma luta muito grande em encontrar um Advogado disponível para estar presente nas audiências.

Sem a presença de um Advogado, a audiência não pode ser realizada, em virtude da Defesa ficar prejudicada.

Sendo assim, foi firmado um "acordo de cavalheiros" entre a Juíza de Direito (Dra. Mirian Jácome), a Promotora de Justiça (Dra. Heliana Germano), o Conciliador (Dr. Clarck) e a Assessoria Jurídica da Câmara Municipal de São José de Mipibu, Prefeitura Municipal e CREAS, pelo qual será disponibilizado a presença do Advogado nas audiências do Juizado Especial Criminal, sempre que possível.

A assistência juridica será realizada pelos advogados: Daniel Fagundes, Vanessa e Rafael.

Deste modo as audiências são realizadas, toda quarta-feira, na sede do Fórum Municipal de São José de Mipibu/RN.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PT TERÁ CANDIDATURA PRÓPRIA EM NATAL E EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU COMO SERÁ?

Segundo o Blog Visão Politica de Allan Darlyson, o Diretório Municipal do PT de Natal já escolheu o Deputado Estadual Mineiro para disputar a Prefeitura neste Pleito de 2012.


E aqui em São José de Mipibu, como ficou ou ficará o Partido dos Trabalhadores?


Atualmente o PT Mipibuense é Presidido por Manoel Nicodemos, segundo consta no Site do TSE.


De outro lado, o que já está se vendo nas ruas de São José de Mipibu é o pedido de votos para Vereador de algumas pessoas, que já começaram cedo, desde o dia 4 de janeiro.

CUIDADO PREFEITOS NA HORA DE PINTAR A PREFEITURA, PODEM TER QUE PAGAR A TINTA DO PRÓPRIO BOLSO.

Deu ali no Site do DN-Online:


MP recomenda pintura de prédios públicos às custas de prefeito no interior


O Promotor de Justiça da Comarca de Taipu, David Costa Benevides, expediu Recomendação à Prefeitura do Município requerendo a pintura, às custas do prefeito, de alguns dos prédios públicos da cidade,a fim de que as cores ligadas ao partido deste sejam retiradas.

O uso das cores de um partido político na gestão pública, coincidentes com aquelas utilizadas em campanha eleitoral por determinado partido político, coligação ou candidato, caracteriza prática de promoção pessoal, que fere os princípios da moralidade e da impessoalidade, constituindo ato de improbidade administrativa de acordo com o artigo 11 da Lei nº 8.429/92.

O prefeito do Município, Sebastião Ambrósio de Melo, é filiado ao PSB (Partido Socialista Brasileiro) cujas cores são vermelha e amarela. Conforme observado pela Promotoria de Justiça, atualmente, no momento próximo ao período de campanha eleitoral, as fachadas do prédio da Prefeitura Municipal e de outros prédios públicos estampam as cores daquele partido. 

O Prefeito de Taipu deverá informar acerca das medidas adotadas mediante à Recomendação no prazo de 30 dias.



Fonte: Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com MPRN

HOSPITAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU TENTA IMPEDIR FISCALIZAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE E PROMOTORA PEDE PROVIDÊNCIAS

A nossa Cidade de São José de Mipibu está sendo sempre Noticia no Site do Ministério Público Estadual, pela luta da Dra. Heliana Germano, Promotora de Justiça da Cidade contra os abusos acontecidos.

A última ocorrência, se deu ao fato de algumas autoridades estaduais estarem impedindo o trabalho do Conselho Municipal de Saúde de São José de Mipibu de realizar suas tarefas, que inclui a de fiscalizar o uso do dinheiro público aplicado na Saúde. Acompanhe a matéria que saiu no SITE DO MP-RN :

São José de Mipimbu: MP quer garantir atuação do Conselho de Saúde


A Promotora de Justiça de São José de Mipibu, Heliana Lucena Germano fez  recomendações à diretora do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros e ao secretário estadual de saúde do Rio Grande do Norte. A recomendação ocorreu devido a recusa, por parte do hospital, em fornecer informações e documentos de suas atividades ao Conselho Municipal de Saúde.

Foi recomendado à diretora o fornecimento irrestrito de informações solicitadas pelo Conselho Municipal de Saúde, como a escala dos funcionários do hospital, controle de frequência; dados sobre atendimentos. Como também permitir a fiscalização e acompanhamento das ações e dos serviços de saúde pelo referido Conselho.

Ao secretário, foi solicitado que adote todas as providências necessárias a fim de que sejam prestadas as informações, dados e documentos sempre que forem solicitados pelo Conselho Municipal de Saúde de São José de Mipibu ao Monsenhor Antônio Barros.

Foi dado o prazo de dez dias para que os destinatários da recomendação informem ao MP as providências adotadas.



Fonte: Assessoria de Imprensa do MP-RN

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

QUEM QUER SER JUIZ E GANHAR R$ 100.000,00 VÁ PARA O RIO DE JANEIRO:

Supersalários de juízes no RJ ultrapassam R$ 500.000

Remuneração é inflada por "vantagens eventuais" a desembargadores

Os pagamentos milionários a magistrados estaduais de São Paulo se reproduzem no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A folha de subsídios do TJ-RJ mostra que desembargadores e juízes, mesmo aqueles que acabaram de ingressar na carreira, chegam a ganhar mensalmente de 40.000 a 150.000 reais. A remuneração de 24.117,62 reais é hipertrofiada por "vantagens eventuais". Alguns desembargadores receberam, ao longo de apenas um ano, 400.000 reais, cada, somente em penduricalhos.
A folha de pagamentos, que o próprio TJ divulgou em obediência à Resolução 102 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - norma que impõe transparência aos tribunais -, revela que em dezembro de 2010 o mais abastado dos desembargadores recebeu 511.739,23 reais.
Outro magistrado recebeu naquele mês depósitos em sua conta que somaram 462.000 reais, além do salário. Um terceiro desembargador recebeu 349.000 reais. No total, 72 desembargadores receberam mais de 100.000 reais, sendo que 6 tiveram rendimentos superiores a 200.000 reais.
Os supercontracheques da toga fluminense, ao contrário do que ocorre no Tribunal de Justiça de São Paulo, não são incomuns. Os dados mais recentes publicados pela corte do Rio, referentes a novembro de 2011, mostram que 107 dos 178 desembargadores receberam valores que superam com folga a casa dos 50.000 reais. Desses, quatro ganharam mais de 100.000 reais cada - um recebeu 152.972,29 reais.
Em setembro de 2011, 120 desembargadores receberam mais de 40.000 reais e 23 foram contemplados com mais de 50.000 reais. Um deles ganhou 642.962,66 reais; outro recebeu 81.796,65 reais. Há ainda dezenas de contracheques superiores a 80.000 reais e casos em que os valores superam 100.000 reais.
Em maio de 2010, a remuneração bruta de 112 desembargadores superou os 100.000 reais. Nove receberam mais de 150.000 reais.
A folha de pagamentos do tribunal indica que, além do salário, magistrados têm direito a inúmeros benefícios, como auxílio-creche, auxílio-saúde, auxílio-locomoção, ajuda de custo, ajuda de custo para transporte e mudança, auxílio-refeição, auxílio-alimentação.
Os magistrados do Rio desfrutam de lista extensa de vantagens eventuais - tais como gratificação hora-aula, adicional de insalubridade, adicional noturno, gratificação de substituto, terço constitucional de férias, gratificação de Justiça itinerante, correção abono variável, abono de permanência, parcela autônoma de equivalência, indenização de férias.
Recorde - Os desembargadores do Rio estão entre os detentores dos maiores rendimentos do serviço público. A folha de pagamentos do TJ seria um dos principais alvos da inspeção que estava nos planos da corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon.
A liminar deferida no final do ano passado pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), interrompeu as inspeções do CNJ até que informações detalhadas fossem prestadas pela corregedora.
A ordem de Lewandowski atendeu ao pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), símbolo da resistência à ação de Eliana Calmon - a ministra enviou as informações ao STF, mas a liminar será julgada depois que a corte máxima do Judiciário voltar do recesso, no início de fevereiro.
A diferença entre o TJ do Rio e o de São Paulo é que magistrados desta corte receberam quantias excepcionais em caráter antecipado - atropelaram a ordem cronológica interna. Um desembargador recebeu bolada de R$ 1,6 milhão; pelo menos outros cinco levaram montante acima de 600.000 reais.
Conselheiros do CNJ destacam que os pagamentos vultosos no Rio são possíveis porque o tribunal conta com um fundo próprio de receita para administrar. Uma lei sancionada na década de 90 criou um fundo especial de receitas provenientes das custas judiciais, valores de inscrição de candidatos em concursos públicos, transferência de recursos de cartórios e outras taxas.
(Com Agência Estado)

ATRASO NOS SALÁRIOS DAS AME`S: CULPA DA MARCA OU DA PREFEITA DE NATAL

Deu ali no BLOG FATOR RH:


Médicos reclamam de salários atrasados


Os médicos e enfermeiros que trabalham nas AME’s (Ambulatórios Médicos Especializados) da cidade de Natal junto aos seus respectivos sindicatos, SINMED RN e SIPERN reivindicam a associação Marca o salário do mês de dezembro que até hoje, (24) não foi pago. 


Os sindicatos e os profissionais lotados nas AMEs de Brasília Teimosa, Planalto e Nova Natal anunciam que se o pagamento não ocorrer até a sexta-feira, dia 27 haverá paralisação dos atendimentos a partir da segunda-feira, 30.


Os sindicatos afirmam ainda que será enviado documento ao Ministério do Trabalho notificando o órgão sobre a situação.


O pagamento de todos os profissionais de saúde das Ame's é realizado através da associação Marca, contratada pela prefeitura.


PERGUNTA DO BLOG:
E é deste jeito que a Prefeita busca sua reeleição ?

CONSELHEIRO TUTELAR CONTINUA AFASTADO DO CARGO APÓS ACUSAÇÕES DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Deu ali no SITE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RN, mas teve pouca repercussão no Estado, não apareceu nem no Jornal da Tribuna do Norte, pesquisei e trouxe para vocês a noticia na integra:

Desembargadores do TJ mantém afastamento de Conselheiro Tutelar


Os Desembargadores da 1° Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, por unanimidade, e de acordo com o parecer do Procurador de Justiça Luiz Lopes de Oliveira Filho, manteve a decisão de primeiro grau pelo afastamento do Conselheiro Kellington Gama da Cruz, membro do Conselho Tutelar Zonal Sul, até a decisão final do processo. 

Com isso, continuam suspensos os salários e pagamentos de vantagens inerentes ao cargo do Conselheiro Tutelar.

O Ministério Público, através de uma Ação Civil Pública, pediu a destituição do Conselheiro por falta de idoneidade moral para desempenho do cargo. 

Segundo o Estatuto da Criança e Adolescente, o não cumprimento desse quesito, compromete o cumprimento das atribuições do Conselho na defesa de direitos.

De acordo com investigações, ele abastecia carro particular com combustível fornecido pela administração municipal. Além disso, teria se utilizado de automóvel destinado aos serviços do Conselho Tutelar para apreender máquinas caça-níqueis, quando não tinha competência para tal nem tão pouco mandado judicial para procedimento do ato.

Na decisão ficou proibido o acesso do Conselheiro às dependências do Conselho Tutelar Zonal Sul, sob pena de pagamento de multa de R$ 1 mil, por cada vez que entrar no local.

O processo tramita na 3ª Vara da Infância e da Juventude - Natal, sob número 0116144-42.2011.8.20.0001.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MPRN

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

TJ ENCONTRA IRREGULARIDADES NO SETOR DE PRECATÓRIOS: É POR ISSO QUE OS MEUS DEMORAM A SER PAGOS

Continuando um dos Posts anteriores, que falava sobre a possibilidade de irregularidades no Setor de Precatórios, o Tribunal de Justiça, em primeira análise, já encontrou algumas comprovações das atitudes irregulares do Setor e mandou pedido de providências para o Ministério Público Estadual.

Acompanhe a matéria que saiu no Site da Tribuna do Norte:

TJ confirma indícios de desvio na verba de precatórios e faz denúncia à PGJ

 
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte confirmou, através de nota oficial, que foram confirmadas irregularidades na Divisão de Precatórios e que há indícios de desvio de verbas que deveriam ser destinadas ao pagamento dos precatórios. Com os documentos em mãos, a presidente do TJ fez a denúncia ao Ministério Público. 

Em inspeção desde o início do mês, a Divisão de Precatórios está fechada para o atendimento externo e teve a chefe do setor exonerada. 

O presidente da comissão que realiza a inspeção, desembargador Caio Alencar, informou à presidente do TJ, Judite Nunes, que "existem irregularidades, sendo estas abrangentes, mesmo que ainda não totalmente mensuradas" e que elas "constituem em fortes indícios de que tenha havido desvio de valores provenientes do pagamento de Precatórios" o Tribunal de Justiça. Há, inclusive, indícios de que pessoas externas ao Poder Judiciário teriam participado da ação.

Com base nas informações, a presidente do TJ encaminhou o material ao Procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, para que ocorra a investigação criminal. No entanto, os detalhes sobre o material apurado ainda não foi informado à imprensa. De acordo com o TJ, foi um pedido da própria comissão que investiga as possíveis irregularidades que prejuízo à averiguação dos fatos.

Além da denúncia, o TJ também informou que está estruturando o setor dos precatórios, mas que continuará repassando as informações que forem colhidas no decorrer da investigação, que deve durar até seis meses.

JUIZ CONDENA ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO IMPACTO E DETERMINA PERDA DE MANDATOS DE VEREADORES DE NATAL-RN



O juiz da 4ª Vara Criminal de Natal, Raimundo Carlyle de Oliveira, condenou 16 dos réus da Operação Impacto por corrupção ativa e passiva durante a votação do Plano Diretor de Natal (PDN), em 2007. Dos 21 denunciados pelo Ministério Público Estadual foram integralmente absolvidos o presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), Edivan Martins, e o ex-vereador Sid Fonseca.

A CONDENAÇÃO:

Os (parlamentares e ex-parlamentares) Emilson Medeiros e Dickson Nasser, Geraldo Neto, Renato Dantas, Adenúbio Melo, Edson Siqueira, Aluísio Machado, Júlio Protásio, Aquino Neto, Salatiel de Souza e Carlos Santos foram condenados por corrupção passiva nas penas do art. 317, caput, e § 1º do Código Penal (solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem). Adão Eridan também foi condenado, no entanto, apenas pelo caput do art. 317 do CP.

No caso de Dickson e Emilson a punição é agravada porque ambos respondem também pelo art. 62 do mesmo código, que dispõe que a pena será agravada em razão de agente que promove ou organiza a cooperação no crime.

O empresário Ricardo Abreu, além de José Pereira Cabral, João Francisco Hernandes e Joseilton Fonseca foram absolvidos das imputações previstas no art. 1º , inciso V, da lei 9.613/98 (lei que trata dos crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores). No entanto, Abreu foi condenado pelas penas do crime de corrupção ativa (art. 333).

Os ex-funcionários da CMN Klaus Charlie, Francisco de Assis Jorge e Hermes da Fonseca foram culpados nas penas do art. 317, caput, e § 1º, c/c os artigos 29 e 327, § 2º, todos do Código Penal (corrupção passiva).

A PERDA DOS MANDATOS:

Emilson Medeiros, Dickson Nasser, Geraldo Neto, Renato Dantas, Adenúbio Melo, Edson Siqueira, Aluísio Machado, Júlio Protásio, Aquino Neto, Salatiel de Souza, Carlos Santos, Adão Eridan, Klaus Charlie, Francisco de Assis Jorge e Hermes da Fonseca foram condenados a perda do cargo, função pública ou mandato eletivo.
“Verificado que, pela extensão da gravidade dos crimes praticados, é absolutamente incompatível a permanência dos aludidos réus em atividades ligadas à administração pública”, destacou o magistrado.

A EXPEDIÇÃO DOS MANDADOS DE PRISÃO:

Ele determinou ainda, após transitada em julgado a sentença, que seja oficiado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para fim de suspender os direitos políticos dos condenados. Além disso, deverá ser expedido pela Secretaria Judiciária os competentes mandados de prisão dos condenados e, efetuadas as prisões, as respectivas guias de execução penal à Vara das Execuções para que instaure o devido processo executório das penas.

DA SITUAÇÃO COMO FICA:

Como se trata de uma sentença que não transitou em julgado, ou seja, ainda pode ser recorrida, nenhum dos efeitos acima irão acontecer neste momento.

Deste modo os vereadores continuaram exercendo seus mandatos e ninguem será preso.

Pela quantidade de réus envolvidos, deve ser um processo que será recorrido até a última instância, ou seja, o Supremo Tribunal Federal (STF).

Agora para nós, população natalense e brasileira, só nos resta acompanhar esta novela e assistir aos próximos capítulos.


MISSA EM AÇÃO DE GRAÇA DE JOÃO CORSINO

Realizada no Distrito de Laranjeiras do Abdias, São José de Mipibu, neste sábado dia 21 de Janeiro, pelo Padre Valtair, a Missa em Ação da Graça alcançada pelo nosso amigo e leitor JOÃO CORSINO.
Padre Valtair Lira celebrando a Missa
Muitos amigos e familiares presentes na capela de Nossa Senhora das Graças situada “na mina” Laranjeiras do Abdias.
Esposa, João Corcino e sua Mãe.
Imagens: Blog Digital Mipibu - Fotógrafo Cláudio Dantas - Link





domingo, 22 de janeiro de 2012

E O TRABALHO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU CONTINUA.

Sábado de muito trabalho na STVBrasil

Este sábado foi mais um dia de muito trabalho na STVBrasil. Assessoria Jurídica, Café da Manhã com Cidadania, Bazar Terra Viva, distribuição gratuita de preservativos e orientações, mediação de conflitos e o carinho de amigos e amigas para com o nosso povo.


Ao final da manhã a equipe da STVBrasil reuniu-se para mais uma avaliação dos trabalhos.



STVBrasil - Sociedade Terra Viva: 11 anos de luta em defesa dos direitos do nosso povo.
_____________________________________
Com imagens de Brenda Lívia e Perceval Carvalho

sábado, 21 de janeiro de 2012

ANO ELEITORAL: PRÉ-CANDIDATOS SEMPRE BUSCANDO UMA CHANCE DE APARECER

Aconteceu em Natal-RN, mas poderia ter acontecido em qualquer cidade do Estado do Rio Grande do Norte, quando se inicia um Ano Eleitoral, os pré-candidatos sempre encontram um "jeitinho" de aparecer em qualquer ato público, em qualquer acontecimento que junte gente, eles estão lá marcando terreno.

Eles são adeptos daquela máxima popular: "Quem não é visto, não é lembrado."

E foi isto que aconteceu na comemoração da Festa de São Sebastião em Natal, na qual vários pré-candidatos a Prefeitura da cidade apareceram, acompanhe a matéria publicada na BLOG PANORAMA POLÍTICO - TRIBUNA DO NORTE :


Líderes políticos e candidatos na procissão de São Sebastião no Alecrim

A procissão de São Sebastião, no bairro do Alecrim, foi uma grande concentração de líderes políticos e candidatos ao pleito 2012. Por lá a governadora Rosalba, o vice Robinson Faria, a ex-governadora Wilma de Faria e muitos pré-candidatos a vereador, além de diversos prefeitáveis.
As fotos são de Marlio Forte:
20120120-212910.jpg
20120120-212929.jpg
20120120-212920.jpg
20120120-213052.jpg
20120120-212902.jpg
E em São José de Mipibu, quando será o próximo evento no qual os Pré-Candidatos locais irão aparecer ?